Gestão de Pessoas

Tudo o que você precisa saber sobre employee experience

Tempo de leitura: 6 min
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A maioria das empresas empreende seus esforços para que a experiência do cliente em relação à sua marca seja sempre a melhor, não é mesmo? Até aí, nenhum problema. A questão é que, tão importante quanto manter a satisfação desse público externo, é manter a satisfação do público interno. É o que chamamos de employee experience.

O conceito de employee experience diz respeito a toda experiência relacionada aos colaboradores de uma organização, visando o bem-estar da equipe, engajamento e produtividade. Esses esforços voltados para a melhoria da qualidade de trabalho é uma grande tendência na área de RH e ótima ferramenta de gestão.

Neste post, você vai conferir as 4 melhores dicas de implementação dessa estratégia e ficar por dentro de tudo o que precisa saber sobre employee experience. Continue a leitura!

O que é employee experience?

Trata-se de uma estratégia que visa gerir as experiências e processos relacionados à realidade do funcionário no dia a dia da organização. Em tradução literal, o termo significa “experiência do empregado”.

Por meio de ações pautadas na motivação dos colaboradores, esse instrumento de gestão do Departamento de RH e da Gestão de Pessoas trabalha para que o cliente interno se sinta reconhecido, valorizado e mais produtivo gerando assim resultados cada vez mais positivos para a empresa.

A ação de employee experience visa a interação com o funcionário desde o momento em que ele passa pelo processo de recrutamento e seleção até o seu desligamento da organização.

Com o objetivo de oferecer boas experiências e, consequentemente, gerar um impacto positivo no local em que ele está inserido, a empresa investe na melhoria do ambiente de trabalho de modo a:

  • atrair e reter de profissionais de alta performance;
  • disseminar valores que reflitam na cultura organizacional;
  • oferecer uma liderança firme e inspiradora;
  • criar um ambiente que reconhece o valoriza o trabalho realizado;
  • implementar iniciativas visando o comprometimento do colaborador;
  • otimizar processos para manter a produtividade em alta etc.

Como implementar essa ferramenta de gestão?

Coloque as ações de employee experience em prática por meio de estratégias que vão equiparar seu público interno ao seu público externo.

Ou seja, os dois receberão a mesma atenção, ainda que com propósitos diferentes. Isso porque ambos são igualmente importantes para a manutenção e crescimento da sua empresa no mercado, qualquer que seja o segmento em que atua.

Veja agora algumas das mais eficientes medidas que você pode adotar!

1. Conheça sua equipe

Você precisa conhecer quem são seus colaboradores. Eles certamente pensam diferente uns dos outros sobre vários aspectos, estão ali por diversos motivos e permanecem por motivações que podem também não serem as mesmas. Além disso, eles certamente têm anseios e expectativas particulares em relação ao cargo que ocupam.

Conhecê-los mais de perto é essencial! O modo como eles se posicionam no ambiente de trabalho não apenas influencia o agir de pessoas e grupos específicos, como também impacta diretamente nos processos e no desempenho da organização como um todo.

Procure saber mais sobre a rotina de trabalho da sua equipe. Ouça seus funcionários e peça para que eles falem a respeito do trabalho que executam e o que eles entendem que precisa ser melhorado.

Você só pode aprimorar a experiência do seu colaborador a partir do momento que o conhece e sabe o que ele faz. Faça dos seus funcionários, em quaisquer níveis hierárquicos, uma prioridade da sua gestão.

Realize pesquisas de clima organizacional periodicamente e, por meio de indicadores, analise quais aspectos precisam de mais atenção na sua empresa. Atente-se especialmente aos fatores relacionados ao bem-estar e à qualidade do trabalho da equipe.

2. Alinhe employee experience e customer experience

Preocupe-se com seus colaboradores com a mesma intensidade com que sua empresa dedica-se a satisfazer os anseios dos seus consumidores. Funcionários felizes contribuem ainda mais para a produtividade e, além disso, tornam-se “embaixadores da marca” e geram valor para a sua organização.

3. Crie um clima organizacional favorável

Estimule seus funcionários a adotar atitudes positivas frente aos problemas e situações difíceis e/ou diante de relacionamentos mais turbulentos com outros membros da equipe.

Pratique o respeito para que eles também se sintam motivados a fazer o mesmo e, diante de opiniões contrárias, saibam ouvir com empatia e considerar as diferenças. Encoraje-os a expor suas ideias, pontos de vista e até mesmo a fazerem propostas de inovação na rotina de trabalho. Faça com que eles se sintam efetivamente parte da empresa.

É impossível cogitar um ambiente de trabalho agradável sem considerar o papel da comunicação. Por isso, desenvolva as habilidades comunicativas de toda a equipe e estreite laços entre os colegas de trabalho, independentemente do nível hierárquico. Uma boa comunicação garante um melhor desempenho profissional.

4. Ofereça um ambiente participativo e de valorização

Quando você faz com que o colaborador se sinta relevante para a empresa, e não apenas mais um funcionário, ele é encorajado a assumir responsabilidades e a se empenhar cada vez mais, dando o seu melhor.

Você pode criar um ambiente de valorização por meio da implementação de uma política de benefícios que os recompense pelos serviços prestados. Reconhecer o trabalho realizado por meio de bonificações, premiações, viagens e participação nos lucros, dentre outros, também é uma excelente opção.

Empodere seus funcionários. Dê autonomia a eles e jamais deixe uma ação sem feedback. Estreite laços e relações interpessoais, pois ter parceiros internos é tão importante quanto manter parcerias externas. Invista na expertise do seu pessoal e fortaleça seu negócio!

Investir em employee branding melhora a qualidade de vida e bem-estar do seu funcionário. Isso reflete diretamente no crescimento, rentabilidade e relevância da sua empresa no mercado de trabalho.

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre employee experience, que tal colocar em prática as estratégias que elencamos aqui neste post? Assim, você proporciona a seus colaboradores boas experiências de trabalho, além de conceder oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Nosso conteúdo incentivou você a adotar ações de employee experience na sua empresa? Deixe-nos saber sua opinião por meio do seu comentário e até a próxima!

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