Testagem para COVID-19: a importância dos testes na indústria
Promoção da Saúde Saúde Ocupacional

Testagem para COVID-19: a importância dos testes na indústria

Tempo de leitura: 2 min

A vida de todos mudou drasticamente nos últimos meses. E o motivo é algo que as atuais gerações nunca tinham presenciado com os próprios olhos: uma pandemia de escala global causada por uma doença altamente contagiosa. Com uma rotina bem diferente da que costumávamos ter no dia a dia, todas as atividades foram afetadas: as sociais, as de lazer e, também, as laborais.

Enquanto muitos setores optaram pelo teletrabalho (ou home office), outras áreas exigem a presença física dos empregados para conseguirem desempenhar suas atividades. É o caso de grande parte das indústrias — incluindo aquelas de serviços tidos como essenciais, que não podem parar, como a indústria de alimentos e bebidas, de energia ou de medicamentos. E como garantir a segurança destes trabalhadores? Várias medidas de prevenção estão sendo adotadas, e a testagem é uma das mais importantes.

A importância da testagem

Mesmo com todas as medidas de segurança e prevenção, como o uso de máscaras, a lavagem frequente das mãos e o distanciamento social, é difícil reduzir a zero o risco de contaminação. Ainda assim, muitas indústrias não podem interromper suas atividades e outras precisam retomá-las com segurança o quanto antes. E neste ponto entra a importância da testagem.

O teste é importante, pois identifica a população de pessoas que estão apresentando a doença, que já tiveram a doença ou que são negativos. Desta forma, é possível identificar a população de indivíduos que devem ir para quarentena e aqueles que podem retornar às atividades de trabalho.

O papel do SESI na testagem rápida

Os testes rápidos sorológicos para diagnosticar COVID-19 detectam anticorpos específicos produzidos pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2.  O resultado do teste sai em até 30 minutos

Avaliar a detecção de anticorpos IgG e IgM através de testes rápidos no momento adequado (geralmente a partir do quinto dia do início dos sintomas) ajuda a gerenciar melhor as equipes de trabalho.

É sabido que os sintomas da COVID-19, quando amenos, podem ser facilmente confundidos com sintomas gripais. Saber se os sintomas estiveram relacionados com este vírus específico é importante para que o indivíduo receba as orientações corretas.

Os testes são importantes aliados para diminuir o impacto da COVID-19 nas empresas e para contribuir pela saúde física e mental dos trabalhadores.

Os testes serão aplicados por equipe de saúde treinada e os trabalhadores poderão esclarecer suas dúvidas com médicos capacitados nos protocolos mais atualizados. A pandemia tem trazido novos conhecimentos a cada dia. A equipe do SESI ajudará a indústria a focar na retomada de sua produtividade e poderá conduzir tecnicamente os questionamentos sobre como proceder frente ao resultado dos testes diagnósticos para COVID-19. Conte conosco!

Powered by Rock Convert