Abril Verde Gestão de Pessoas

Como incentivar uma alimentação saudável nos funcionários?

Tempo de leitura: 6 min
Powered by Rock Convert

Os funcionários de uma empresa passam boa parte do seu dia nela — inclusive, realizando muitas refeições no local. Por isso, discutir a alimentação saudável no trabalho é um fator importante na qualidade de vida e na saúde das pessoas.

Empregadores que atentam para esse tema ajudam a desenvolver hábitos mais saudáveis entre seus colaboradores. Além disso, a própria empresa também se beneficia da prática, já que os alimentos estão intimamente relacionados à disposição e concentração no trabalho.

Quer saber mais sobre esse assunto? Confira as informações deste post e esteja preparado para lidar com essa questão no seu dia a dia!

Quais são os problemas causados pela má alimentação?

As consequências de hábitos problemáticos na alimentação têm sido cada vez mais discutidas no Brasil e no mundo. Para profissionais e pesquisadores da área de saúde, a forma de se alimentar é fundamental na prevenção e tratamento de doenças.

Além disso, pesquisas indicam dados alarmantes na relação entre má alimentação e mortes. Deixar de ingerir frutas, cereais e legumes pode estar por trás de inúmeras condições clínicas complicadas, como desnutrição, anemia e até mesmo o desenvolvimento de doenças crônicas.

Alimentar-se mal também está relacionado ao aumento da obesidade, que traz consigo outros riscos para a saúde — por exemplo, problemas cardiovasculares. Infelizmente, muitos brasileiros desconhecem esses impactos negativos da alimentação sobre a saúde.

Esse dado indica a necessidade da realização de campanhas que discutam o tema. E as empresas são locais privilegiados para isso, principalmente quando consideramos que a falta de tempo ou estrutura adequada para comer fora de casa estão entre os motivos dos hábitos alimentares negativos.

Que benefícios a alimentação saudável no trabalho pode trazer?

São indiscutíveis as vantagens de bons hábitos alimentares para a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Comer de maneira adequada ajuda a manter o corpo bem regulado, evitar sobrecarga de órgãos e prevenir diversos problemas. A alimentação também é essencial no tratamento de doenças (como a gripe, por exemplo, e outras questões sérias).

Mas o que muitas empresas ainda não conhecem são as vantagens de investir na qualidade de vida dos funcionários para o próprio negócio. Além de contribuir para que as pessoas vivam com mais saúde e melhorem sua condição física, os resultados da empresa também se beneficiam diretamente dessa prática.

Um dos maiores efeitos do estímulo à alimentação saudável no trabalho é a retenção de talentos. Afinal, oferecer atenção e cuidados diferenciais aos colaboradores é uma ótima maneira de mostrar a importância deles para o empreendimento. Isso diminui o índice de rotatividade, pois reforça a ligação deles com a companhia.

É possível perceber um aumento da produtividade e da motivação para o trabalho. Comer bem dá mais energia, melhora o humor, diminui o cansaço e aumenta a concentração. Com isso, não só as atividades fluem com eficiência, mas há também menor risco de acidentes laborais.

Como promover essa prática na sua empresa?

São muitas as vantagens de estimular a alimentação saudável no trabalho. Você não só estará potencializando os resultados da empresa, como também contribuindo para transformar a sociedade e enfrentar os problemas ligados aos maus hábitos alimentares.

Mas como fazer isso? Veja a seguir algumas práticas interessantes para desenvolver junto à sua equipe.

Disponibilizar refeições e lanches saudáveis

Essa é uma das principais ações que podem ser realizadas em empresas. Sem dúvida, ela oferece ótimos resultados no cotidiano de trabalho e na vida dos colaboradores. Inclusive, novos hábitos desenvolvidos na rotina laboral podem influenciar o dia a dia deles com suas famílias — aumentando o alcance das discussões.

As empresas que têm refeitório devem dar preferência a cardápios equilibrados, estimulando a ingestão de cereais integrais, legumes e carnes magras. No caso de locais com cantinas, também é importante estar atento aos alimentos oferecidos nela.

Algumas atitudes simples podem fazer muita diferença no cotidiano das equipes. Por exemplo, promover um momento de café da manhã com alimentos mais saudáveis, como frutas. Assim, você estará estimulando a mudança de hábitos e, ao mesmo tempo, promovendo um momento agradável entre os funcionários.

Disponibilizar água e lanches saudáveis ao longo do dia potencializa os resultados das ações. Fazer pequenos intervalos para se hidratar e comer é indispensável para manter a energia em alta e ter um bom rendimento na atuação profissional.

Realizar campanhas de conscientização

Outra prática de alimentação saudável no trabalho é a realização de projetos de discussão do tema. Isso pode ser feito durante treinamentos promovidos pelo RH, palestras com especialistas convidados, campanhas de acompanhamento e estímulo a mudanças alimentares, entre outros.

Todas essas atitudes mostram para os colaboradores que a empresa está se dedicando a conscientizá-los sobre a importância do assunto. Além disso, obter conhecimentos de áreas variadas é uma excelente maneira de crescer profissionalmente. Assim, seus funcionários vão valorizar o contato com nutricionistas, médicos e outros especialistas convidados pela companhia.

Outra vantagem é que a aprendizagem adquirida nesses programas também causa um efeito na vida pessoal dos colaboradores. Provavelmente, eles levarão para casa o que aprenderem sobre alimentação, receitas e escolhas saudáveis.

Incentivar mudanças na rotina

Considerando o tempo que as pessoas passam em seu local de trabalho, os incentivos recebidos por lá têm grande importância sobre as escolhas que elas fazem ao longo da vida. Dessa maneira, as ações realizadas pelo RH não têm contribuição apenas pontual.

Assim, além de incentivar hábitos de alimentação saudável no trabalho, é interessante aliar outros aspectos positivos da rotina — como a realização de exercícios físicos. O cotidiano nas empresas já inclui cuidados em relação à ergonomia e práticas de ginástica laboral, mas é possível ir adiante ao criar campanhas mais abrangentes.

Por exemplo, é bastante válido utilizar e-mails e outras formas de comunicação para compartilhar dicas sobre esse assunto. Pensar em um projeto de acompanhamento profissional e premiação de boas práticas também é uma ideia relevante.

Viu como investir em alimentação saudável no trabalho pode ser simples e fazer muita diferença para os funcionários e para a empresa? Vale a pena considerar parcerias com profissionais da área da saúde a fim de planejar programas interessantes. Siga as dicas e aproveite os resultados!

E então, este post foi útil na sua carreira? Assine a newsletter e acompanhe nossos conteúdos de perto!

Powered by Rock Convert
Banner Sesi Viva MaisPowered by Rock Convert