Abril Verde Fatores Psicossociais Promoção da Saúde

Saúde mental e produtividade: como elas se relacionam?

Tempo de leitura: 3 min
Powered by Rock Convert

Você sabe qual é a relação entre a saúde mental e a produtividade dos seus colaboradores? De acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o sucesso dos trabalhos (internos e externos) de uma empresa está diretamente associado ao bem-estar físico e psicológico dos seus funcionários.

Os transtornos mais comuns e que prejudicam a realização das tarefas, segundo a ONU, são os distúrbios de ansiedade e a depressão. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para apresentar as práticas que ajudam a evitar esse cenário. Confira!

Qual é a relação entre saúde mental e produtividade?

Antes de qualquer coisa, é importante compreender de que modo a saúde mental e a produtividade se relacionam. Para isso, imagine o quão desconfortável você poderia ficar se tivesse que lidar diariamente com situações como:

  • intimidações;
  • metas irreais;
  • demandas abusivas;
  • cargas excessivas de trabalho;
  • bullying;
  • exclusão.

Nessa hipótese, a probabilidade de você experimentar altos níveis de estresse e de ansiedade é significativa. A consequência é que condições como a falta de confiança e a baixa autoestima tendem a se manifestar.

O resultado inevitável é o prejuízo à saúde mental. No lado profissional, esse problema resulta em uma infelicidade geral, causando a perda de motivação, foco, concentração e alinhamento com os objetivos do negócio.

Qual seria o efeito final disso tudo? Uma queda considerável de produtividade, tanto na qualidade das tarefas quanto no tempo gasto para realizá-las.

Quais são as práticas para evitar que isso aconteça na sua empresa?

De forma clara e objetiva, vamos agora às práticas que você deve adotar para proteger os seus funcionários desse cenário.

Refletir sobre as políticas internas

O primeiro passo é analisar todas as suas políticas internas. O propósito aqui é simples: identificar qualquer brecha capaz de afetar o bem-estar da sua equipe. Tente gerar uma cultura organizacional que proporcione o melhor ambiente possível.

Assédios e bullying não podem ser tolerados em hipótese alguma. Procure promover o engajamento dos colaboradores, o bom desenvolvimento pessoal e uma avaliação de desempenho que seja justa para todos.

Ponderar sobre como a saúde mental é discutida

Também é importante analisar a maneira como os temas “saúde mental” e “estresse” são abordados dentro da empresa, ou melhor, se são ao menos discutidos. Na maioria das vezes, esses assuntos são tratados como um tabu.

Se não quiser que essa situação aconteça no seu negócio, a solução é criar uma cultura positiva que possibilite um diálogo aberto sobre essas questões. Tal conversa é fundamental para tomar as medidas necessárias à formação de um ambiente mentalmente saudável.

Apoiar os colaboradores

O comportamento dos gestores é outro ponto a salientar, já que ele pode ter um impacto positivo ou negativo sobre a saúde mental da equipe. A dica é apoiar os colaboradores, ajudando-os a gerenciar as suas cargas de trabalho, criando oportunidades de crescimento, elogiando sempre que for preciso, fornecendo feedbacks construtivos e humanos etc.

Funcionários estressados, ansiosos e/ou com outros problemas emocionais não vão conseguir trabalhar direito. Lembre-se disso e fique de olho na relação entre saúde mental e produtividade!

Se gostou deste conteúdo e está buscando maneiras de melhorar o ambiente da sua empresa, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções em gestão!

Powered by Rock Convert