Saúde bucal: 5 dicas para cuidar do sorriso nas férias

3 minutos para ler

As férias chegaram e é hora de descansar! Mas não podemos sair da rotina quando se trata de saúde bucal. Você sabia que refrigerante gelado, picolés, sorvetes e outras tentações do verão podem ser prejudiciais para seus dentes?
Isso mesmo: no verão, é preciso ter alguns cuidados a mais para preservar a saúde bucal. Por isso, separamos cinco ações de comportamento preventivo para você incorporar ao seu dia a dia. Acompanhe!

Evite alimentos açucarados

Refrigerantes, picolés e sorvetes devem ser consumidos com moderação. O açúcar desses alimentos torna nossa saliva mais ácida, causando uma desmineralização nos dentes. E isso pode provocar cáries com maior facilidade. Prefira comer frutas como maçã, morango, coco, pera e kiwi; como são fibrosas, durante a mastigação elas ajudam na remoção de placa dental.

Tenha cuidado com o limão

Durante o verão, o limão é lembrado com frequência quando falamos em cuidados dermatológicos, já que o suco da fruta provoca queimaduras na pele exposta ao sol. Mas você sabia que ele também interfere na saúde bucal? Por sua acidez elevada, o limão pode causar erosão nos dentes, provocando sensibilidade dentária. Além disso, em contato com alimentos escuros, o limão pode até mesmo manchar os dentes!

Aplique protetor solar labial

Os lábios são mais delicados e sensíveis do que outras regiões do corpo, e devemos ter um cuidado maior com sua exposição ao sol. Proteger os lábios com um filtro solar específico e usar chapéus e bonés são a melhor forma de prevenção contra o câncer de boca, já que o sol é um dos principais fatores causadores da doença.

Em casos de trauma, procure um cirurgião dentista

Nas férias escolares de verão, as crianças tendem a aproveitar mais o tempo com brincadeiras ao ar livre. Por isso, quedas e traumas dentários são mais frequentes. Se isso acontecer, é muito importante procurar um dentista imediatamente, levando consigo o pedaço do dente fraturado ou o dente que caiu.

Verifique sua saúde bucal na volta das férias

Mesmo que você tenha praticado os cuidados que recomendamos, marque uma consulta com seu dentista ao retornar das férias. Ele poderá avaliar o estado geral de sua saúde bucal com segurança, e indicar o tratamento ou as medidas de prevenção mais adequadas.

O SESI-RS conta com consultórios odontológicos em diversas unidades. Modernos e seguros, eles atendem os trabalhadores da indústria e seus dependentes, tanto em clínica geral como em especialidades: endodontia (tratamento de canal), periodontia (gengivas), odontopediatria (crianças) e cirurgia bucomaxilofacial (cirurgia de sisos). Quer saber mais? Clique aqui.

Achou este conteúdo interessante? Não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais para que mais pessoas confiram nossas dicas de cuidado com a saúde bucal durante as férias!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This