Retorno ao trabalho: 10 dicas para auxiliar as lideranças

3 minutos para ler

A retomada gradual ao local de trabalho tem exigido mudanças e novas adaptações na rotina dos trabalhadores trazendo desafios para as lideranças, no que tange a redução dos fatores estressantes e o impacto do momento vivenciado no que tange a saúde mental no local de trabalho. 

Confira algumas dicas que podem facilitar a atuação da liderança neste processo:

Cuide de você e do seu bem estar, da sua saúde física e mental e busque autoconhecimento.  Promova o autocuidado e realize ações em beneficio a si mesmo, como cuidar da alimentação, realizar atividade física e de relaxamento, equilibrar o trabalho e vida pessoal, além de estabelecer momentos de lazer e atividades sociais. Encontre equilíbrio para poder ser uma referência para sua equipe e não hesite em buscar ajuda profissional quando achar necessário.

Garanta que seu local de trabalho está seguindo os protocolos de saúde necessários para proteger a integridade física e emocional de seus trabalhadores.  No aspecto emocional, confira o guia de saúde mental para o período de pandemia desenvolvido pelo SESI

Exercite a escuta ativa e esteja aberto para lidar com as diferentes emoções manifestadas pelos trabalhadores, respeitando as vulnerabilidades de cada um Algumas pessoas estarão mais preocupadas por voltar ao trabalho presencial e encarar as mudanças, enquanto outras estarão animadas por sair do isolamento. Seja receptivo e acolhedor.

Gerencie as expectativas dos funcionários com antecedência, identifique necessidades e preocupações e estabeleça limites, isso vai ajudá-los a se sentir mais seguros e a vontade com o novo contexto. Esta conversa de alinhamento que pode ocorrer previamente ou no primeiro dia de retorno à empresa, aproxima líder e liderado e reforça as relações.

Realize reuniões periódicas e frequentes com a equipe (online ou presencial com distanciamento), converse com todos e estimule que compartilhem seus sentimentos, medos, inseguranças e preocupações sobre o retorno ao trabalho e sobre situações que estão sendo vivenciadas, mantendo o time conectado.

Comunique-se de maneira aberta e transparente, mantenha todos sempre informados das decisões e medidas especiais que estão sendo tomadas. Uma comunicação eficiente assegura um entendimento de todos e melhora a produtividade do time.

Escute a opinião dos trabalhadores com relação a outras possíveis necessidades de proteção para realização das atividades com segurança. Esta ação estimula as pessoas a compartilhar ideias e sugestões em prol de melhorias no ambiente de trabalho.

Acompanhe o desempenho e a produtividade, mas evite altos níveis de exigência nesta retomada, pois os trabalhadores estão se adaptando a novos processos, equipamentos de proteção e diferentes rotinas.

Estabeleça uma agenda para conversar individualmente com os trabalhadores de sua equipe sobre como o trabalho está indo, dificuldades apresentadas, mas também para saber como estão se sentindo e lidando com a situação.

10° Reconheça o esforço e comemore os bons resultados diariamente. Isto favorece o engajamento e reforça a relação de confiança, além de impulsionar para construção de um bom clima organizacional.

 

Fonte: Back to work checklist for mindful leaders 
Banner Sesi Viva MaisPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This