Gestão de Pessoas

Quer preparar treinamentos corporativos eficientes? Aprenda no texto!

Tempo de leitura: 3 min
Powered by Rock Convert

Os treinamentos corporativos costumam fazer parte da estratégia de algumas empresas que se preocupam com o desenvolvimento de seus recursos humanos. Essas atividades precisam ser pensadas periodicamente e de acordo com as necessidades e possibilidades da organização.

Mais comuns em grandes instituições, os cursos e aperfeiçoamentos vêm ganhando espaço em todo tipo de negócio, uma vez que os gestores perceberam a importância de tais ferramentas na obtenção de bons resultados.

Mas como preparar uma capacitação eficiente? Os treinamentos corporativos devem ser pensados de maneira que agreguem valor e conhecimento, aumentando a motivação dos colaboradores. Como consequência, eles vão ajudar a empresa a cumprir as suas metas de modo eficiente e lucrativo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para garantir o sucesso dessa empreitada. Confira a seguir!

Escolha temas interessantes 

Não adianta investir em palestras que não estejam relacionados com as necessidades do negócio. Alguns temas de treinamentos corporativos estão mais em voga e podem atingir as equipes por completo. Por exemplo:

  • planejamento estratégico: cursos para alinhar os objetivos, as ferramentas e as possibilidades da empresa;

  • trabalho em equipe: o propósito é construir times de alta performance e melhorar as relações interpessoais;

  • conexão entre cliente e empresa: eventos podem ser uma boa oportunidade de se aproximar dos clientes;

  • comunicação: criar meios de engajar a equipe, delegando tarefas, ouvindo e transmitindo as mensagens com a maior clareza possível;

  • gestão de mudança: treinamentos corporativos focados em redefinir estratégias e resolver conflitos entre a inovação e o tradicional, além de preparar os colaboradores para mudanças.

Foque em setores específicos

Com o advento da internet, muitos funcionários acabam procurando qualificação por conta própria. No mesmo ritmo, os gestores perceberam a necessidade de aperfeiçoar os conhecimentos e habilidades dos seus colaboradores com treinamentos corporativos focados nas suas estratégias.

Como parte da atividade tática da companhia, as capacitações devem ser:

  • periódicas: isso aumenta a chance de essa ferramenta fazer parte da cultura organizacional;

  • comportamentais e/ou técnicas: equilíbrio entre cursos visando mudanças comportamentais e treinamentos mais técnicos, voltados para o processo em si;

  • motivadoras: os líderes também devem participar, mostrando comprometimento e sendo exemplos para os outros;

  • modificáveis e adaptáveis: não existe receita pronta, é preciso pensar e analisar as necessidades para fazer treinamentos corporativos eficientes.

Use os treinamentos corporativos para aprimorar habilidades

São muitos os modelos e estratégias que podem ser utilizados a fim de aprimorar as competências dos colaboradores. Alguns tipos visam tornar o dia a dia da organização melhor — como o rodízio de papéis, mentorias, parcerias, palestras e cursos presenciais e/ou à distância.

É importante que a empresa deixe claro o seu objetivo, independentemente do tipo de evento ou do método de transmissão de conhecimento. Além disso, é preciso evidenciar uma relação direta com as funções e as posições dos colaboradores.

Este é um ato de qualificar; ou seja, os treinamentos corporativos visam aumentar a motivação e a produtividade do colaborador, ao mesmo tempo em que melhora a sua qualidade de vida profissional e até mesmo pessoal.

E então, o que achou das nossas dicas? Gostaria de ter algum tipo específico de capacitação na sua empresa? Deixe um comentário contando!

Banner Sesi Viva MaisPowered by Rock Convert