Gestão de Pessoas

Quer aumentar a motivação no trabalho? Confira nossas 8 dicas

Tempo de leitura: 5 min
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A cada dia, mais empresas têm compreendido a importância de investir em qualidade de vida para aumentar a motivação no trabalho. De fato, isso faz sentido. Pense sob o ponto de vista competitivo: imagine que um profissional importante recebe duas ofertas com valores semelhantes, mas com uma série de benefícios concedidos por uma das companhias.

É fácil compreender qual será a sua opção, não é? A explicação está na motivação. É muito melhor trabalhar em um lugar que valoriza o profissional do que em outro onde isso não acontece.

Sendo assim, é preciso pensar em benefícios. Fatores como o direcionamento de carreira e a cultura de feedback também são importantes. Quer conferir dicas para fazer da motivação um diferencial para o seu negócio? Então acompanhe o artigo!

1. Pense no clima da organização

É importante criar meios de transformar o clima da sua empresa em algo atraente para novos talentos, e também para reter profissionais. Isso pode começar a ser construído com pesquisas de clima organizacional.

Ações assim fornecem os parâmetros necessários para saber o que os colaboradores pensam. A partir de suas impressões, a instituição é capaz de transformar o ambiente de trabalho.

Vale lembrar que muitos problemas acontecem simplesmente porque não há espaço para diálogo entre os profissionais. Sendo assim, com uma pesquisa você já pode começar a compreender as necessidades de sua equipe.

2. Valorize a saúde do seu funcionário

Qualquer profissional valoriza a empresa que se preocupa com o seu bem-estar. E uma boa maneira de fazer isso é oferecer benefícios como atendimento odontológico, atendimento com nutricionista, psicólogo e assistente social, implantar programas de ginástica laboral e incentivar a prática de atividade física.

Isso melhora o estado de saúde global dos trabalhadores e consequentemente sua disposição para o trabalho. Além disso, soluções voltadas para saúde e bem-estar tendem a ser bem recebidas pelos profissionais — o que pode representar algo significativo para a sua empresa na busca por um diferencial de mercado.

3. Crie um plano de carreira

O plano de carreira é um guia com metas a serem cumpridas para que o profissional alcance posições de destaque dentro da empresa. Do ponto de vista motivacional, é um recurso de grande importância.

Mostrando para o seu funcionário que existe um caminho para o sucesso e dando a ele condições para perseguir esse objetivo, você cria uma solução não somente para o colaborador, mas também para a empresa. Ou seja, a cada etapa concluída, a companhia terá um profissional mais qualificado e que atua em conformidade com as necessidades dela.

É por isso que o plano de carreira bem-delineado é um diferencial que precisa ser considerado. Ele pode gerar benefícios incríveis em termos de produtividade.

4. Trabalhe com feedback

A cultura do feedback é essencial para dar ao colaborador o entendimento a respeito do que a empresa espera dele, e também dos resultados que tem trazido para ela. Muitas vezes, o simples fato de o trabalhador atuar diariamente sem um retorno faz com que ele se sinta na zona de conforto e perca o ânimo para realizar suas atividades.

Crie um procedimento claro e direto, mas também respeitoso, e não deixe de refazer essa análise periodicamente. Acima de tudo: seja transparente. Um bom feedback não deve ser aquele que expõe o profissional, mas sim que atua no sentido de torná-lo mais qualificado.

5. Ofereça treinamento

Não há segredo quando se quer melhorar o desempenho do trabalho em equipe: é preciso treinar, treinar e treinar. Quanto maior for essa prática, mais a empresa tem condições de corrigir falhas pontuais e melhorar a ação conjunta.

Por isso, tenha em mente que o treinamento não representa um gasto, mas sim um dos mais importantes investimentos que uma companhia pode fazer nos seus colaboradores.

Você pode trabalhar com cursos, workshops, palestras, entre outras medidas, de acordo como o que julgar conveniente.

6. Comece a delegar tarefas

Dependendo do seu estilo de gestão, isso pode tornar o colaborador mais ou menos importante dentro do negócio. Quando você assume o controle de tudo e apenas dá ordens, acaba colocando o profissional em uma situação na qual cabe a ele fazer apenas o mínimo necessário.

Mas quando o gestor delega tarefas com critérios, ele atribui responsabilidades às pessoas. Isso é muito útil para criar uma relação de confiança, na qual o profissional tem maiores motivos para fazer um trabalho cada vez mais qualificado.

Além de ajudar você a descentralizar atividades, a delegação de tarefas também é um mecanismo capaz de mexer com o trabalhador de modo a fazer com que ele se dedique mais à organização.

7. Trabalhe em função dos valores da empresa

Ao abrir o seu negócio, você provavelmente definiu visão, missão e valores da sua companhia. Essa etapa do projeto é muito importante, pois ajuda a equipe a atuar de maneira alinhada com o perfil da organização.

Sendo assim, faça da sua atuação profissional algo de fato compatível com os valores da empresa. Passe isso para seus colaboradores e para cada novo integrante do time de agora em diante.

Ter determinados valores em mente faz com que o profissional entenda que seu trabalho existe para uma finalidade maior. Isso gera a motivação necessária para que ele saia de casa todos os dias e queira dar o seu máximo.

8. Valorize a inovação para gerar motivação no trabalho

Quem não deseja trabalhar em uma empresa onde suas ideias são valorizadas e até requisitadas pelas lideranças? Outra maneira de motivar é incentivar a equipe a pensar em propostas inovadoras. Além de dar novo ânimo aos profissionais, isso costuma gerar ideias transformadoras para o mercado.

Pensando na inovação, você pode criar um ambiente especial na sua companhia e, em função disso, oferecer soluções interessantes para a vida das pessoas.

A motivação é algo que deve sempre fazer parte da sua empresa. Nesse sentido é importante propiciar um ambiente e uma cultura que estimulem esse sentimento, com líderes que conheçam a importância de uma equipe motivada e que tenham ferramentas disponíveis para alcançar esse objetivo.

Entendeu como criar e aumentar a motivação no trabalho? Conhece outras soluções? Então deixe o seu comentário!

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