Gestão de Pessoas

Promover saúde dos funcionários: o desafio da geração millennial

Tempo de leitura: 5 min
Powered by Rock Convert

O médico Bertalan Mesko realizou uma pesquisa sobre millennials que se baseava em um questionário composto por 12 perguntas. De acordo com o resultado, em geral, as pessoas dessa geração acreditam que são saudáveis.

Eles pontuaram aspectos sobre sua saúde subjetivamente, em uma escala de 1 a 5 — sendo 1 nada saudável e 5 muito saudável. Os jovens tiveram uma pontuação média de 3.5 na primeira pergunta (quão saudável você se considera?).

O fato é que, apesar disso, a empresa tem uma grande oportunidade de promover a saúde dos funcionários, já que esse é um ponto que impacta diretamente em sua produtividade.

Considerando as características mais marcantes dessa geração, mostraremos algumas ações que podem ser feitas para que os millennials recebam o suporte e incentivos necessários e se mantenham produtivos. Acompanhe a leitura para conferir!

Quem são os millennials?

Nascidos entre as décadas de 1980 e 2000, os millennials cresceram em meio a acontecimentos históricos importantes, como a queda do Muro de Berlim e a expansão da economia globalizada — além da rápida evolução tecnológica em um curto espaço de tempo.

Eles acompanharam o auge e a queda das fitas VHS e dos DVDs. Passaram parte de sua vida sem internet, resolvendo problemas à moda antiga. Por isso, valorizam tanto as facilidades proporcionadas pelos avanços nessa área.

Além disso, os millennials foram os primeiros a entender como realmente funcionam os aparelhos digitais e a internet, a assistir filmes online e a fazer compras pela internet. Sem mencionar o quanto suas vidas sociais estão conectadas.

Diferentemente de seus pais e avós, essa geração tem uma perspectiva muito mais ampla sobre o mundo. Não querem se casar aos 20, tampouco desejam ter filhos antes dos 30. Focados na carreira, esses jovens adultos querem conquistar o mundo com as próprias mãos.

Mas e quanto à saúde dos millennials?

As gerações anteriores focavam apenas no trabalho, deixando a saúde mental, física e emocional de lado. Isso gerou graves consequências para as gerações posteriores resolverem. Os millennials, por sua vez, além de se preocuparem com a saúde do corpo, também priorizam o bem-estar.

Para isso, eles fazem planos e utilizam aplicativos de celular ou softwares para organizarem suas vidas, de modo que possam experienciar melhor sua juventude e desfrutar de uma velhice mais saudável.

 

Como promover a saúde dos funcionários millennials?

Essa geração prioriza o bem-estar e uma vida saudável também no ambiente de trabalho. Assim, a empresa tem a oportunidade de facilitar os hábitos saudáveis, implementando medidas para promover saúde dos colaboradores.

A seguir, mostraremos alguns pontos que podem ser trabalhados para aprimorar essa questão em sua empresa.

Invista em cuidados com a alimentação

Sua organização tem refeitório próprio para os colaboradores? Nesse caso, é fundamental investir em cuidados para que os alimentos que compõem o cardápio sejam nutritivos e saudáveis, para que o refeitório seja um espaço para educar os colaboradores para escolhas mais saudáveis que irão influenciar na saúde e produtividade de todos

Você pretende reter os talentos do mercado e evitar que seus empregados migrem para outras empresas, agregando valor ao time da concorrência? Então este é um aspecto que realmente deve ser trabalhado. Afinal, os millennials têm consciência e preocupação com seus hábitos alimentares, como já mencionamos.

Dê apoio emocional

Você já deve ter ouvido alguém dizer “nossa geração precisa de terapia, porque nossos pais e avós precisavam de terapia, mas achavam isso bobeira”. Pois bem, a questão da saúde psicológica é tão importante quanto a saúde corporal.

Se algo está errado na mente, é apenas questão de tempo até que o corpo comece a apresentar sintomas. Como empreendedor, é importante saber que isso reflete diretamente na performance de seus funcionários e, por consequência, na produtividade do negócio.

Sendo assim, é fundamental dar apoio emocional aos colaboradores. Você pode investir em ações como:

  • desenvolver um ambiente de trabalho saudável;
  • incentivar o engajamento entre a equipe;
  • evitar estimular o excesso de competitividade entre os funcionários. Isso pode causar um ambiente tóxico, e é uma das grandes causas de rotatividade nas empresas;
  • investir em treinamentos para aprimorar as habilidades profissionais dos colaboradores. O aumento da satisfação e a sensação de pertencimento ao grupo ajuda a manter o moral da equipe em alta;
  • Oferecer serviços de aconselhamento realizado por profissional especializado, como assistente social.

Estimule a atividade física

Outro ponto crucial que deve ser levado em conta é o estímulo de práticas saudáveis, como os exercícios físicos.

É cada vez mais comum que as organizações modernas invistam em ações e medidas para estimular os seus funcionários a cuidarem melhor da saúde do corpo. Novamente, esse também é um aspecto que tem impacto direto nos resultados da organização.

Esse tipo de ação tem sido bem recepcionada pelos millennials. Essa geração é bastante empenhada em obter destaque em sua vida profissional, mas sabe colocar suas prioridades em evidência.

Isso significa que esses jovens valorizam empresas que demonstram preocupação com a saúde física. Portanto, o ideal é incentivar atividades como exercícios físicos orientados por profissional capacitado e pausas para ginástica laboral.

Essas e outras medidas do tipo ajudam a promover a saúde dos funcionários. Mas, além disso, também estimulam o engajamento da equipe e melhoram a comunicação interna.

Como você pôde conferir neste conteúdo, promover saúde dos profissionais da geração da era digital é uma tarefa que pode exigir alguns investimentos pontuais. Mas o benefício é muito alto, já que, com o aumento da expectativa de vida e as alterações na legislação previdenciária, estes trabalhadores permanecerão no mercado de trabalho por mais tempo. Assim, este investimento garantirá, em longo prazo, trabalhadores saudáveis e produtivos.

Agora que você já conhece as melhores práticas para promover a saúde dos funcionários da era digital, conheça os produtos das linhas Sinta-se Bem, Alimente-se Melhor e Mexa-se Mais do SESI-RS.

Powered by Rock Convert
Banner Sesi Viva MaisPowered by Rock Convert