Gestão de Pessoas

O que é endomarketing? Veja como aplicá-lo na sua empresa

Tempo de leitura: 3 min
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Você sabe o que é endomarketing e quais são os benefícios dessa estratégia para a sua empresa? Essa ação, que também é conhecida como “marketing interno”, refere-se ao esforço para melhorar as impressões do colaborador sobre a organização em que trabalha. Aliada à gestão de RH, concentra-se na busca de maior engajamento e otimização de resultado.

A proposta do endomarketing é, basicamente, diagnosticar as necessidades e anseios dos funcionários, melhorar a qualidade do trabalho e aumentar a presença da marca no mercado. Trata-se de uma ação estratégica que visa fazer com que os colaboradores se sintam parte da companhia. Outros objetivos são tornar o clima organizacional agradável, diminuir o turnover (índice de rotatividade) e reter talentos.

Ficou interessado em saber como implementar essas ações motivadoras? Confira três das principais estratégias de endomarketing utilizadas pelas empresas para engajar o público interno e se destacar como uma organização de sucesso!

1. Faça um diagnóstico

Não é possível implantar nenhum plano estratégico sem antes saber quais problemas precisam ser corrigidos e quais ações têm sido efetivas até aquele momento. Já que o seu foco é o público interno, pesquise sobre os seus hábitos, preferências e expectativas. Não adianta ter conhecimento do que é endomarketing e aplicá-lo sem considerar a realidade e os anseios dos seus funcionários. 

2. Invista na comunicação

A comunicação é o princípio de toda e qualquer relação interpessoal. Um ambiente em que as pessoas se entendem, se respeitam e têm prazer em conviver umas com as outras favorece o bom desempenho profissional. Então, estreite os laços com o colaborador por meio de canais de comunicação bilaterais, adote uma política transparente de informações e invista no treinamento e no desenvolvimento das habilidades comunicativas da sua equipe.

3. Crie políticas de benefícios

Estimule o colaborador a fazer seu trabalho da melhor maneira possível, valorizando-o por meio de benefícios que podem melhorar sua qualidade de vida. Parcerias com cursos de idiomas, academias e clubes são boas opções.

Você ainda pode investir em políticas de compensação por meio de bonificações, premiações ou viagens. Mostre para o profissional que a empresa se preocupa não apenas com o bem-estar dele, mas também com o de sua família. Saiba que o retorno dessa ação é certeiro!

Essas são algumas das várias estratégias que podem ser colocadas em prática na sua organização. Não se esqueça de que, ao influenciar os colaboradores positivamente, você os capacita a fazer o mesmo fora daquele ambiente — o que reforça uma boa imagem da sua empresa. Torná-los “embaixadores da marca” gera valor no mercado, e isso pode ser revertido em dividendos.

Portanto, saiba que o endomarketing é um aliado que pode contribuir para que a sua companhia se destaque. Isso vai fazer toda a diferença se você quer alavancar os negócios e inovar no seu segmento, qualquer que seja ele.

Lembre-se sempre: funcionários motivados são pessoas mais comprometidas com os objetivos da empresa e empenhadas em fazer dela uma marca relevante no cenário econômico.

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