Gestão de Pessoas

Inove as ações de RH com nossas 6 dicas

Tempo de leitura: 5 min
Powered by Rock Convert

A atuação do RH em uma empresa se mostra decisiva em diferentes aspectos. Muito se fala no chamado RH estratégico, quando o departamento consegue atuar de maneira mais voltada aos interesses da companhia. Mas como construir isso? O que fazer para criar situações capazes de gerar maior produtividade e engajamento das equipes?

A resposta pode estar nas ações de grandes empresas. Elas nos mostram que investir no bem-estar do colaborador é uma tendência e uma maneira eficiente de inovar. Quer saber como construir isso na sua empresa também? Então confira nossas dicas e saiba como transformar a realidade do seu negócio.

1. Trabalhe com cursos de segurança no trabalho

Diz o ditado que prevenir é melhor do que remediar. De fato, isso faz muito sentido na realidade profissional, pois uma empresa que orienta adequadamente seus funcionários corre menos riscos de acidentes.

Imagine o prejuízo, não somente trabalhista, mas também para a vida do profissional caso ele sofra um acidente que o torne inapto a prosseguir com suas atividades.

Por isso, uma solução é investir em cursos de segurança no trabalho, visando dar à equipe conhecimentos necessários para evitar acidentes e se prevenir em relação ao surgimento de doenças ocupacionais. É um caminho interessante para fazer com que a integridade física do trabalhador não seja incompatível com a produtividade da empresa.

2. Forneça alimentação saudável

Qualidade de vida é essencial. E na atualidade esse tema tem sido cada vez mais valorizado. Se pensarmos sob o ponto de vista estratégico, podemos entender o quanto empresas que oferecem soluções como plano de saúde e odontológico conseguem se diferenciar em relação às demais.

Companhias que conseguem avançar nesse sentido tendem a reter talentos com maior facilidade, além de atrair profissionais interessados nesse tipo de benefício. Por isso, soluções como ações educativas, cursos, oficinas e palestras, além do atendimento clínico nutricional individual fornecem ao colaborador um incentivo maior dentro da empresa.

É importante destacar que muitas pessoas não se atentam à alimentação consumida no dia a dia. Sendo assim, quando a empresa ocupa esse papel, dando a orientação necessária para que o colaborador tenha uma dieta equilibrada e rotinas saudáveis, naturalmente ela passa a atuar de maneira mais direta na qualidade de vida desse funcionário.

3. Pense na preparação para aposentadoria

As empresas podem preparar seus colaboradores no processo de transição para a aposentadoria. Vale lembrar que esse é um momento importante para o trabalhador, por isso é preciso que ele esteja psicologicamente bem para dar início a uma nova fase de sua vida.

Para a empresa, isso traz benefícios em relação ao mercado, pois ela sinaliza ser uma companhia mais humana, na qual o profissional mais novo é capaz de se sentir confortável em passar os próximos anos dentro de um ambiente onde ele será respeitado e valorizado.

Como cuidar disso? É possível trabalhar com serviços de consultoria, visando dar o acompanhamento necessário para o colaborador. Questões psicossociais, financeiras e até legais podem ser abordadas de maneira a evitar que o momento seja traumático.

Pensar no funcionário como um ativo é ir além de dar a ele boas condições de trabalho e uma remuneração adequada. Quando se tem foco na sua qualidade de vida, você consegue pensar em soluções capazes de melhorar o bem-estar da equipe, além de aumentar a produtividade da companhia.

4. Previna o uso de álcool e drogas

É de conhecimento geral que o álcool e as drogas destroem vidas. Ainda assim, é preciso avançar na prevenção desses males. 

Para garantir um ambiente de trabalho livre de problemas com origens externas, invista em informação. Com um programa voltado para a prevenção do uso de álcool e drogas, a empresa atua na gestão de fatores psicossociais e gera mobilização na busca por um comportamento preventivo.

Um grande número de pessoas que enfrentam problemas com substâncias nocivas começam a consumir esses compostos porque não contaram com a orientação adequada. Sendo assim, usar o espaço do ambiente profissional para trazer informações a respeito dos problemas causados por álcool e drogas é de grande importância para a sociedade como um todo.

5. Considere o diagnóstico de saúde

Um programa voltado para a avaliação do estado de saúde do profissional também é uma das alternativas que o setor de RH pode apresentar para sofisticar a sua ação. Ainda falando nos benefícios dos cuidados com o bem-estar do colaborador, esse tipo de atividade pode ser entendido como base para as demais ações.

Em uma empresa que se preocupa com a qualidade de vida de seus colaboradores, o diagnóstico é fundamental. Por meio dele, uma equipe capacitada reúne as informações necessárias a respeito da saúde e dos hábitos de vida dos profissionais para, em função disso, permitir à empresa agir na melhoria desses resultados.

É preciso saber qual é o problema que a pessoa apresenta para somente então agir de maneira pontual. Um diagnóstico bem-feito identifica com antecedência situações que podem gerar problemas sérios na saúde do trabalhador, como obesidade, tabagismo e estresse.

6. Crie um Dia de Leitura

O hábito da leitura é uma maneira de gerar conhecimento, cultura e melhorar a autoestima das pessoas que o praticam. Desenvolvê-lo só depende de boa vontade e incentivo. Não à toa, em tempos de transformação tecnológica como o atual, características assim aparecem como diferenciais entre os profissionais mais qualificados no mercado.

Investir em soluções do tipo Dia da Leitura é um caminho para despertar no funcionário o desejo por praticar algo que será fundamental no seu desenvolvimento profissional. Eventos assim estimulam o colaborador a fazer bom uso dos livros, recorrendo a eles não somente para progredir profissionalmente, mas também para se entreter de maneira saudável e instrutiva.

De uma maneira geral, o RH é capaz de atuar decisivamente no sucesso da empresa ao criar soluções inovadoras para tornar o desempenho da equipe mais qualificado. As dicas acima apresentadas podem ajudar você nessa busca.

Agora que conhece as ações de RH mais inovadoras, não deixe de entrar em contato com a gente para que possamos ajudar a sua empresa a aplicá-las.

Banner Sesi Viva MaisPowered by Rock Convert