Gestão Integrada da Saúde nas Empresas: Princípios e Tendências

3 minutos para ler

A Promoção da Saúde, de acordo com o que foi estabelecido na Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, em 1986, na cidade de Ottawa, vai além da criação de estilos de vida saudáveis e visa promover o bem-estar das pessoas. Neste sentido, o que ela busca é proporcionar um equilíbrio entre fatores econômicos, sociais, culturais e políticos que afetam a saúde das pessoas. E qual o papel da Gestão Integrada da Saúde neste contexto?

Recentemente, o SESI/RS participou da 29ª Mercopar, que é uma das maiores feiras de inovação da América Latina. Na ocasião, Antonino Germanò, Médico do trabalho, especialista em gestão em saúde e gerente da área de saúde do SESI/RS, ministrou uma palestra sobre os Princípios e Tendências da Gestão Integrada da Saúde nas Empresas.

Na palestra, Antonino fala sobre como a promoção sistemática da saúde pode contribuir para a competitividade das empresas e ressalta que a evolução da Gestão da Saúde não depende apenas da área técnica, mas também de muita dedicação pessoal e criatividade. Inicialmente, a gestão da saúde nas empresas consistia em medidas únicas, por exemplo, a prevenção de riscos ambientais, a ergonomia dos ambientes, a oferta de alimentação mais saudável ou a promoção de atividades físicas nos intervalos. E tudo isso continua importante. Porém, um olhar único não é mais o suficiente! Isso porque saúde é algo complexo, assim como as pessoas que trabalham dentro de uma empresa.

Durante sua fala, o gestor explora o conceito da gestão integral da saúde nas empresas, descreve abordagens das mais básicas até as mais aprofundadas, destaca os desafios de encontrar novas propostas e também apresenta o que é necessário para uma implementação eficaz da gestão. Neste ponto, ressalta que os métodos de gestão e colaboração são mais importantes do que medidas e ofertas de iniciativas mais caras.

Por fim, também se fala sobre as tendências do mundo do trabalho e os desafios para a Gestão Integrada da Saúde acerca de temas como Trabalho 4.0, Teletrabalho e Fatores Psicossociais, levando em consideração os novos riscos presentes nos ambientes laborais, resultantes da inovação tecnológica. Além das mudanças no trabalho, observam-se as mudanças nos trabalhadores: mais habilidosos, participativos e cada vez mais valiosos.

Confira a palestra completa de Antonino Germanò abaixo:

E aí, aprendeu algo novo sobre Gestão Integrada da Saúde com a palestra? Então compartilhe este conteúdo para que mais pessoas tenham acesso a estas informações relevantes!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This