idosos praticando exercícios físicos
Promoção da Saúde

Exercícios físicos e longevidade: como eles se relacionam?

Tempo de leitura: 4 min

O aumento da expectativa de vida da população é uma das maiores conquistas da humanidade. As pessoas vivem mais em razão da melhoria nas condições sanitárias, dos avanços da medicina, dos cuidados com a saúde, do desenvolvimento da educação e da economia.
Neste contexto, a prática regular de exercícios físicos é uma das grandes aliadas na manutenção da saúde por toda a vida. Neste conteúdo, vamos explicar por que a prática de exercícios físicos é importante para a longevidade. Confira!

Prevenção de doenças ligadas ao sedentarismo

De acordo com dados do IBGE, a expectativa de vida do brasileiro nascido em 2010 alcançou 73,4 anos, enquanto em 1960 a perspectiva era de que o cidadão vivesse 48 anos. Ao mesmo tempo em que as pessoas estão vivendo mais, a taxa de natalidade tem diminuído, acarretando no envelhecimento gradual da população. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2017 mostrou que o número de idosos no Brasil cresceu 18% desde 2012 até aquele ano.
Com o passar do tempo, porém, a população também está se tornando mais sedentária. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um em cada quatro adultos não pode ser considerado praticante de atividade física. O sedentarismo não é o único causador de doenças, mas praticar exercícios físicos melhora o estado geral da saúde. O sedentarismo não é o único causador de doenças, mas praticar exercícios físicos melhora o estado geral da saúde.

Manutenção da capacidade profissional

Um dos desafios da longevidade é assegurar que as pessoas, ao viverem por mais tempo, adotem medidas que mantenham e promovam a manutenção da independência, a prevenção e o retardamento de eventuais enfermidades e incapacitações.
E todas essas questões permeiam o mundo do trabalho, pois com o envelhecimento da população e as reformas da previdência social, a tendência é que as pessoas adiem sua saída do mercado profissional. Por isso, é essencial que permaneçam capazes de desempenhar suas atividades laborais. E os exercícios físicos colaboram muito para isso, através de melhorias como o aumento da força muscular e da densidade óssea, que mantêm o corpo apto para movimentar-se adequadamente, além de outros benefícios ligados ao trabalho, como a diminuição do estresse, do consumo de medicamentos, da ansiedade e da depressão.

Prevenção de distúrbios do envelhecimento

O avanço da idade acarreta, muitas vezes, problemas que não se manifestaram durante a juventude. Hipertensão, obesidade, doença cardiovascular, diabetes tipo 2, osteoporose, acidente vascular cerebral tromboembólico, câncer de cólon e de útero são alguns exemplos.
A boa notícia é que a prática de exercícios físicos, comprovadamente, reduz o risco destes e de outros diversos distúrbios funcionais, colaborando para preveni-los ou retardá-los.

Outros benefícios dos exercícios físicos

Além de colaborar para o envelhecimento saudável, praticar exercícios físicos regularmente promove outros vários benefícios, entre eles:

  • melhora da flexibilidade;
  • aumento da resistência física e da ventilação pulmonar;
  • redução da frequência cardíaca em repouso;
  • melhora da autoestima, do estado de humor, da imagem corporal e da qualidade do sono;
  • incremento no convívio social;
  • melhora do tempo de reação, velocidade de andar, flexibilidade e mobilidade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de atividade física leve ou moderada por 150 minutos semanais (aproximadamente 20 minutos por dia) ou, ao menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (em torno de 10 minutos por dia).

A manutenção de um estilo de vida ativo é essencial para a prevenção e controle de doenças crônicas não-transmissíveis e para a manutenção da capacidade funcional e da mobilidade ao longo do processo de envelhecimento.

Nesse sentido, o SESI-RS apresenta soluções tanto para empresas que desejam promover a prática de exercícios entre seus funcionários quanto para as pessoas que procuram locais apropriados e profissionais qualificados para orientá-los. Quer saber mais? Acesse este link e conheça os serviços!

 

Powered by Rock Convert