Gestão de Pessoas

Elencamos 7 benefícios para funcionários que você deve considerar

Tempo de leitura: 5 min
Powered by Rock Convert

Toda empresa gostaria de encontrar maneiras de motivar a equipe e aumentar o engajamento dos colaboradores, concorda? Para isso, é fundamental poder contar com boas práticas, ferramentas e estratégias de benefícios para funcionários.

Afinal, eles são responsáveis pelos resultados do negócio. Mantê-los motivados e produtivos é uma das melhores formas de garantir um bom índice de competitividade em seu mercado de atuação.

Neste conteúdo, vamos mostrar 7 benefícios para funcionários que você deve pensar em implementar na sua empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura do artigo para conferir!

1. Promova treinamentos internos

O aprendizado pode valer até mais do que dinheiro, principalmente em um mercado de trabalho tão competitivo quanto o atual. Por isso, investir no desenvolvimento das expertises de seus empregados é uma ótima maneira de estimular a pesquisa e o estudo dentro do próprio ambiente de trabalho.

Além disso, todos saem lucrando. Os colaboradores ficam mais preparados e atualizados sobre o segmento. A empresa, por sua vez, recebe de volta uma equipe altamente produtiva e experiente.

2. Organize happy hours frequentes

O happy hour é uma grande oportunidade de estimular o engajamento e estreitar os laços entre os profissionais.

Fora do ambiente formal do escritório, as pessoas têm a chance de se conhecer melhor, o que é benéfico para a comunicação do dia a dia — e, é claro, torna a convivência dentro da organização mais agradável.

Muitas diferenças entre os funcionários podem ser resolvidas quando eles interagem e percebem que têm coisas em comum (outro aspecto positivo para incentivar o trabalho em grupo).

3. Monte uma sala de descanso

Você sabia que tirar cerca de 15 minutos de cochilo após o almoço fortalece a memória, nos deixa mais alertas e faz bem à saúde do coração? Sendo assim, é importante que exista um espaço para descanso dentro da própria empresa. Isso ajuda principalmente quem trabalha full time e precisa almoçar na rua todos os dias.

Invista em sofás, pufes e almofadas confortáveis. Coloque-os em um local estrategicamente relaxante e afastado das estações de trabalho e da entrada da empresa. A ideia é fazer com que os empregados consigam se desvencilhar dos assuntos da organização e tenham um tempo de qualidade para descansar.

A tendência é que eles retornem às suas atividades mais produtivos e empenhados após esse tempo de relaxamento. Não é por coincidência que esse tipo de prática já seja comum há muitos anos em países desenvolvidos, como o Japão.

4. Ofereça lanches por conta da casa

Sem dúvida, este é um dos maiores benefícios para funcionários que a empresa pode oferecer. Oferecer alimentação gratuita aos colaboradores pode até gerar um certo impacto financeiro, mas proporcionar alimentos básicos como café, frutas, pão e manteiga não vai levar o negócio à falência, concorda?

Não pense nisso como gasto, mas sim como investimento. O fato é que, por mais básicos que esses alimentos sejam, as refeições patrocinadas impedem a dispersão dos funcionários. Essa atitude evita que eles saiam do recinto para lanchar e demorem muito na rua. Também é menos provável que cheguem atrasados de manhã, já que sabem que não precisam tomar um café reforçado em casa.

Sem mencionar que essa economia pode fazer uma grande diferença no bolso dos empregados, fazendo com que eles valorizem a empresa e se sintam muito mais motivados.

5. Incentive a prática de esportes

Estimular a competição no ambiente de trabalho é uma prática delicada. Quando é feita da maneira incorreta, pode gerar um clima estressante e criar desavenças entre os empregados. Mas sabia que levar essa disputa para os esportes pode ser benéfico à saúde e gerar interação e engajamento?

Considere promover atividades como corridas de kart, jogos de boliche e campeonatos informais de futebol, por exemplo. Isso vai ajudar a melhorar o relacionamento da equipe, além de despertar em todos uma sensação de pertencimento a algo maior.

Lembrando que os colaboradores podem até levar a família nesses eventos, tornando o momento ainda mais significativo.

6. Dê cortesias como ingressos para cinemas, shows e teatros

Também conhecida como “vale-cultura”, essa é uma iniciativa muito eficiente de benefícios para funcionários. Além de proporcionar lazer gratuitamente — ou com ótimos descontos — aos seus colaboradores, a empresa contribui com o incentivo à cultura. E ela ainda demonstra aos membros de sua equipe, com um grande gesto, o quanto eles são importantes.

Atualmente, é possível realizar convênios com outras organizações, como uma espécie de parceria comercial. Assim, esse tipo de recurso não gera nenhum custo para a empresa, tornando-se um valioso benefício para todos.

7. Implemente um bom programa de saúde

Por fim, mas não menos importante, implementar um bom programa de saúde pode ser uma ótima forma de garantir os benefícios para funcionários. O fato é que eles passam a trabalhar melhor e com muito mais disposição quando suas chances de terem dores e lesões musculares são menores. Vale lembrar também que o estresse pode ser reduzido, impactando positivamente a performance de suas tarefas.

Para isso, o programa de saúde e bem-estar deve incluir, por exemplo, práticas de atividades físicas durante o expediente. Elas podem ser conduzidas por um fisioterapeuta ou outro profissional da área.

Além disso, é fundamental que sejam utilizados equipamentos e dispositivos de trabalho devidamente padronizados e ajustados de acordo com os requisitos mínimos de ergonomia laboral.

Cada um desses pontos levantados pode contribuir com o aumento da satisfação no local de trabalho, já que eles permitem que os colaboradores cuidem melhor de sua saúde.

Como vimos, existem inúmeras formas de oferecer benefícios para funcionários e mantê-los motivados. É importante aderir a esse tipo de prática, pois colaboradores que sentem que fazem parte do grupo tendem a dar o melhor de si e buscar por ótimos resultados. Muitas medidas para promover o bem-estar dos empregados também servem como estratégia para aumentar o seu engajamento, otimizando ainda mais o clima organizacional.

Gostou das sugestões de benefícios para funcionários que você deve considerar para a sua empresa? Conhece alguém que se interessaria pelo assunto? Então não deixe de compartilhar este conteúdo com seus amigos e contatos nas redes sociais!

Powered by Rock Convert
Banner Sesi Viva MaisPowered by Rock Convert