Gestão de Pessoas

É possível aplicar conceitos de sustentabilidade na indústria?

Tempo de leitura: 5 min
Powered by Rock Convert

Algumas práticas para ter sustentabilidade na indústria trazem mais benefícios do que se pensa. São vantagens produtivas, econômicas e éticas, porque não envolvem apenas o controle de matéria-prima. Incluem também a valorização da marca — que, por estar ligada à sustentabilidade, demonstra sua responsabilidade com o meio ambiente.

Sustentabilidade, como o nome já diz, é a capacidade de sustentar algo. Nesse caso, é como as pessoas e as empresas devem pensar suas ações diante da natureza. Essas atitudes podem ser aplicadas em pequenos grupos ou até em conjunto com outras comunidades do mundo todo.

Desse contexto surge a ideia de desenvolvimento sustentável, cujo principal objetivo é a preservação do meio ambiente em todo o planeta. E a indústria tem um papel importante na construção da sustentabilidade. Mas como fazer isso de forma inteligente?

Continue a leitura para descobrir maneiras de aplicar o conceito de sustentabilidade na indústria!

Como promover a sustentabilidade na indústria?

A preservação ambiental é uma temática comum em indústrias preocupadas com o planeta. Tudo começa com a mudança de pequenos hábitos: separar o lixo, não deixar as luzes acessas, abrir as janelas em vez de ligar o ar-condicionado, entre outras atitudes.

Alguns recursos são indispensáveis na indústria para que tenhamos todos os tipos de bens de consumos necessários para viver em sociedade. Nesse sentido, mesmo que as grandes empresas sejam responsáveis por um uso considerável dos recursos naturais, elas também são as que mais investem em sustentabilidade.

São medidas tomadas diariamente que fazem com que o setor seja essencial na busca pela sustentabilidade. E é cada vez mais visível o número de empresas que implementam ações visando a diminuição do impacto ambiental. 

É preciso reconhecer que as consequências existem, a fim de dar os primeiros passos em busca de amenizá-lo ou diminuí-lo. A água, por exemplo, pode passar por mecanismos de tratamento a fim de ser devolvida limpa à natureza.

Redução de uso de papel

A tecnologia é capaz de colaborar muito para a redução do uso de papel na indústria. É possível armazenar arquivos em nuvem, enviar e-mails em vez de bilhetes e ter documentos e outros papéis importantes em arquivos digitais, por exemplo.

Mas há momentos em que é inevitável usar o papel. Nessa hora, uma boa ideia é optar pelo tipo reciclável. Mesmo assim, é importante conscientizar os colaboradores quanto ao uso moderado. Incentive também a separação do lixo de papel e de outros produtos que podem ser reciclados.

Algumas vantagens de diminuir o uso do material são:

  • acaba com a desorganização do escritório, que deixa de ter papel espalhado por todo lado;
  • reduz o custo com impressões e com o material em si;
  • diminui o risco de perder informações por conta de danos ou desgaste por manuseio de documentos;
  • elimina a necessidade de ter espaço físico para arquivos.

Cerca de 11 árvores são derrubadas para fazer 1 tonelada de papel. Considerando a grande quantidade que acaba indo para o lixo, se você fizer as contas vai perceber que esse é um gasto desnecessário e prejudicial para o conceito de sustentabilidade na indústria.

Sustentabilidade na cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos, de um modo geral, é o fluxo de informações que vão desde a matéria-prima até o seu descarte na natureza, passando pelo consumidor. Como a produção na indústria é em maior escala, o fluxo da cadeia de suprimentos tende a ser maior, demandando a aplicação do conceito de sustentabilidade.

O tratamento das embalagens, por exemplo, é algo que pode ser repensado. A gestão do pós-consumo também é responsabilidade da indústria que quer ser sustentável. Formar parceria com uma empresa de reciclagem ou fazer uma consciencização dentro da própria companhia são ações que colaboram diretamente para a sustentabilidade na cadeia de suprimentos.

Ciclo de vida dos produtos

O impacto de um produto na natureza precisa ser mensurado, a fim de pensar em soluções adequadas quanto ao seu ciclo de vida. Estratégias bem-estruturadas e implementadas com eficiência permitem acompanhar e avaliar o efeito ambiental, alterando a matéria-prima quando for necessário.

Evitar a poluição é uma atitude responsável e que demonstra o compromisso da organização com o conceito de sustentabilidade. Por isso, as indústrias têm o papel de cuidar da emissão de gases e de resíduos, optando por uma produção mais limpa. Para isso, ela deve:

  • reduzir o excesso de matéria-prima que vai para o lixo;

  • substituir produtos que poluem e causam impactos negativos na natureza;

  • refazer processos que causam prejuízos ao meio ambiente;

  • buscar equipamentos inovadores que economizem energia;

  • aumentar a produtividade sem agredir o meio ambiente.

Eficiência energética

A indústria é responsável por boa parte do consumo de energia elétrica no Brasil. É nesse sentido que a eficiência energética entra como opção para se aplicar o conceito de sustentabilidade na indústria. Encontrar novos meios de lidar com o gasto de energia é essencial para o bolso de qualquer empresa — e isso não seria diferente no setor industrial.

Um programa de incentivo eficiente é aquele que sabe que, quanto mais energia se gasta, mais é preciso garantir meios de suprir esse gasto. Portanto, a prioridade é elaborar um projeto de uso consciente de recursos.

Há diversas maneiras de distribuir a energia no setor industrial. O método escolhido deve ser aquele que atinge o equilíbrio entre os gastos financeiros e a repercussão disso no meio ambiente. As empresas ambientalmente conscientes são aquelas que se preocupam com o impacto de sua existência na natureza.

Os cenários podem ser revertidos por meio de melhorias nos processos e na elaboração do planejamento. O ideal é sempre devolver para a natureza o que se tira dela, cuidando da água, gastando menos energia e diminuindo resíduos.

O primeiro foco da sustentabilidade na indústria deve ser a prevenção dos danos que esse setor pode causar à natureza. Depois, é essencial encontrar maneiras de manter os cuidados com o meio ambiente, definindo ações de preservação — como a reciclagem, a reutilização de materiais e a economia de energia e água.

E a sua indústria, o que ela faz para manter o selo de sustentabilidade? Deixe seu comentário contando!

Powered by Rock Convert
Banner Sesi Viva MaisPowered by Rock Convert