Gestão de Pessoas

Dicas práticas para encontrar bons fornecedores no setor industrial

Tempo de leitura: 4 min
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Em cada setor de atuação, há muitos desafios ligados à atividade que as empresas desempenham no mercado. Isso não é diferente na indústria, em que encontrar bons fornecedores é uma das dificuldades mais comuns.

Muitas vezes, a organização aposta em determinados parceiros e eles não correspondem da forma esperada. Diante disso, é sempre válido se informar sobre o assunto e descobrir maneiras de reduzir suas chances de erro.

Quer saber mais? Continue a leitura e coloque as nossas dicas em prática no seu negócio!

A importância de ter fornecedores de confiança

Você dificilmente vai encontrar algum tipo de negócio que funcione sozinho, sem a necessidade de firmar parcerias para se desenvolver. Quando falamos em serviço, os fatores costumam ser intangíveis.

Porém, quando se trata de um produto físico, é possível visualizar de forma mais fácil como é relevante ter um fornecedor de confiança.

Imagine que você fez uma venda significativa e precisa entrar em processo de produção o quanto antes para atender o seu cliente. Já pensou se a empresa que fornece uma peça especial do produto promete cumprir com o pedido e simplesmente não entrega dentro do prazo? Para piorar, você entra em contato e eles não dão nenhuma previsão de solução do problema.

Situações como essa acontecem todos dias e prejudicam muitos negócios. Sendo assim, fica claro que ter um bom fornecedor é algo indispensável para a segurança da sua própria empresa.

Aspectos como qualidade do material, prazo de entrega e preço atrativo comprovam esse fato. Querendo ou não, você cria uma relação de dependência que, para ser saudável e lucrativa, precisa funcionar 100%. Caso contrário, você acaba com a sua credibilidade e destrói o potencial do seu negócio.

Como encontrar boas opções no mercado

A partir do reconhecimento de como é importante ter uma rede de fornecedores confiáveis, o próximo passo é trabalhar para construir essa rede. Talvez isso não aconteça da noite para o dia, mas não perca o ânimo e continue na busca! Você logo vai perceber uma boa diferença no resultado final do seu produto.

Acompanhe abaixo as dicas que listamos para ajudá-lo nessa missão!

1. Faça uma boa pesquisa de mercado

Essa é uma etapa básica para quem deseja achar bons parceiros. Mas fique atento! Fazer uma simples busca no Google sobre o que você procura nem sempre vai resultar nas melhores alternativas.

Vá mais a fundo para entender o mercado e analisar quem pode atender melhor suas demandas. Para tanto, visite feiras e congressos da área, carregue catálogos, converse com outros colegas, busque referências, veja se há muitas reclamações na internet etc.

Às vezes, uma empresa que tem um ótimo produto não investe tanto em marketing e passa despercebida. Logo, fuja das pesquisas superficiais para fazer uma busca mais ampla e eficiente.

2. Conheça a qualidade de perto

Sempre que possível, estabeleça um contato mais próximo antes de escolher o seu fornecedor. Visite a empresa, conheça seus procedimentos, peça amostras do produto, verifique como é o atendimento oferecido — tudo isso pode ser substancial para tomar a sua decisão.

3. Evite depender de um único fornecedor

Mesmo que você tenha conseguido um ótimo parceiro, evite ser dependente apenas dele. Em sua pesquisa, reserve pelo menos uma outra opção para suprir qualquer eventual imprevisto.

4. Negocie sempre

Lembre-se de que a sua capacidade de negociação influencia não só nas suas vendas, como também nas suas compras. Saber vender é tão imprescindível quanto saber comprar.

5. Procure ajuda

Evite perder muito tempo (e dinheiro) nessa busca. O processo nem sempre é simples, ou talvez você não esteja com tanto tempo disponível para dedicar a essa tarefa.

Nesse caso, contratar uma consultoria é o melhor a fazer, pois contar com profissionais especializados reduz a sua exposição ao erro e protege a imagem do negócio. Já pensou nisso?

Agora, você está pronto para seguir as nossas dicas e encontrar bons fornecedores. Isso vai fazer toda a diferença no seu negócio e nos seus resultados!

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