Abril Verde Saúde Ocupacional

Descubra como engajar funcionários por meio dos cuidados com a saúde

Tempo de leitura: 3 min

Uma preocupação comum das empresas é descobrir como engajar funcionários. Nesse sentido, várias ações podem ser tomadas, e uma delas está ligada aos cuidados com a saúde. Sair da inércia e ter mais motivação para o dia a dia é essencial para aumentar a satisfação e, consequentemente, a produtividade no trabalho.

Que tal incentivar a prática de atividades físicas, uma boa alimentação e a conscientização da importância de prevenir doenças? Ou promover palestras e cursos a fim de alertar sobre os cuidados com a saúde do corpo e da mente? Tudo isso pode ser realizado pelo empregador que quer ter colaboradores mais engajados.

Inserir e estimular essas ações dentro de uma empresa nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, separamos algumas maneiras eficientes de como engajar funcionários por meio dos cuidados com a saúde. Continue a leitura e descubra!

Ginástica laboral

Aulas de ginástica laboral são oferecidas por profissionais como fisioterapeutas e educadores físicos. Eles preparam atividades específicas para o tipo de função que a equipe desempenha. Ou seja, os exercícios são diferentes para quem passa muito tempo em frente ao computador ou para quem fica em pé a maior parte do dia.

Além disso, a ginástica é rápida e focada em exercícios posturais e respiratórios. Dessa maneira, o colaborador melhora seu condicionamento físico, relaxa e alivia tensões e estresses.

Campanhas e treinamentos de prevenção

Quando a empresa traz campanhas de prevenção e de incentivo à saúde, o colaborador enxerga que existe uma preocupação com ele, mais especificamente com o seu bem-estar. Antes de tudo, ele percebe que não é apenas um número ali dentro.

Existem diversos tipos de palestras, campanhas e treinamentos com esse objetivo. Eles podem abordar desde a proteção contra a luz solar até os riscos da obesidade e do sedentarismo. Outros assuntos relevantes são: benefícios da atividade física, necessidade de prevenir doenças com exames, campanhas como o outubro rosa e o novembro azul etc.

Alimentação equilibrada

Muitas pessoas levam de casa o almoço ou lanche, enquanto outras fazem suas refeições em restaurantes próximos ao local de trabalho. Também há as empresas que contam com refeitórios próprios. Independentemente de como a alimentação dos seus colaboradores acontece, essa também é uma preocupação com a saúde.

Já pensou em proporcionar um diagnóstico nutricional para os trabalhadores? Essa é uma opção para engajar funcionários que querem cuidar melhor da sua alimentação, mas não sabem ao certo como fazer isso. No caso de a empresa oferecer as refeições, a presença de um nutricionista é essencial.

A mudança é necessária e deve partir dos gestores, que também podem dar seu exemplo cuidando do próprio bem-estar. Essas atitudes positivas são um atrativo para quem vê nelas uma motivação para ter um dia a dia mais saudável.

Gostou das nossas dicas? O que você faz para engajar a sua equipe? Deixe um comentário e conte as suas estratégias!

Powered by Rock Convert