homem e mulher praticando corrida
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Comportamento preventivo: 5 hábitos simples para ter uma vida saudável

Tempo de leitura: 3 min
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A melhor forma de manter a saúde em dia é adotar hábitos que previnam doenças e evitem a necessidade de tratamento médico. Esse cuidado é chamado de comportamento preventivo, e contempla um conjunto de ações positivas que podem e devem fazer parte da rotina de qualquer pessoa. São atitudes simples que permeiam diversas situações, como dirigir com cautela, utilizar equipamentos de segurança no trabalho e praticar exercícios físicos, por exemplo.

Será que você conhece os principais cuidados necessários para preservar e melhorar a saúde? Separamos cinco ações de comportamento preventivo para você incorporar ao seu dia a dia. Acompanhe!

Manter uma alimentação equilibrada

Nunca é demais lembrar que a boa alimentação é fundamental para uma vida saudável, garantindo bem-estar, disposição e o pleno funcionamento do organismo. Manter uma dieta rica em alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, legumes, verduras e cereais integrais, moderar o consumo de sal e frituras e tomar de seis a oito copos de água por dia são exemplos de hábitos positivos. São escolhas simples que colaboram na prevenção de doenças e manutenção da saúde.

Não consumir drogas

Os malefícios do uso de drogas são inúmeros e muito significativos, pois essas substâncias são extremamente prejudiciais à saúde física e psicológica. Colocam o indivíduo em risco, por exemplo, com a contaminação através de compartilhamento de seringas, além das ameaças de danos permanentes ao cérebro.

Mas não podemos esquecer as drogas lícitas: o cigarro também causa diversas doenças, como câncer, enfisema pulmonar, tromboembolia venosa, entre outras. Da mesma forma, o consumo de bebida alcoólica pode provocar cirrose hepática, além dos riscos de acidentes no trânsito e até mesmo no trabalho, motivados pela embriaguez.

Ter uma boa noite de sono

O sono é importante para que possamos descansar física e mentalmente, além de manter o equilíbrio do nosso organismo. Dormir bem é fundamental para acordar com saúde!

Praticar atividades físicas

Praticar atividades físicas é essencial para garantir a saúde física e mental. Cada modalidade oferece seus benefícios: os mais comuns são a manutenção do peso corporal adequado, postura correta, resistência cardiorrespiratória, entre outros. Mas, de forma geral, todas as atividades auxiliam a produção de serotonina, hormônio do bem-estar e regulação do sono, e de endorfina, hormônio responsável pelo bom humor. Seja na academia ou ao ar livre, praticar exercícios pode ser um comportamento preventivo muito prazeroso. Descubra uma atividade da qual você goste e aproveite!

Usar preservativo nas relações sexuais

O uso de camisinha é fundamental para a proteção contra doenças sexualmente transmissíveis, especialmente para as pessoas que mantêm múltiplos parceiros. Por isso, o sexo seguro é de total importância para garantir uma vida saudável.

Estou doente, e agora? Comportamento preventivo secundário

As dicas citadas acima são ações de comportamento preventivo primário, ou seja, atividades que ajudam a evitar, antecipadamente, o surgimento de doenças. No entanto, quando o indivíduo percebe alguma alteração negativa em sua saúde e procura um profissional para iniciar tratamento, ele está adotando um comportamento preventivo secundário. É considerado secundário porque parte da identificação de algum sintoma e envolve a interação do sujeito com o profissional da saúde, mas continua sendo extremamente importante.

Como você pode ver, pequenas mudanças no dia a dia são suficientes para combinar, de forma equilibrada, prazer e promoção da saúde. O comportamento preventivo é a forma mais simples de evitar possíveis doenças. Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais para que todo mundo conheça os hábitos fundamentais para manter a saúde!

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