Gestão de Pessoas

Como um RH estratégico contribui para o desenvolvimento do negócio?

Tempo de leitura: 6 min
Powered by Rock Convert

O RH é um setor que passou por grandes modificações em seu papel nas empresas. Antes, ele tinha um foco operacional, atuando principalmente com a burocracia da contratação, promoção ou desligamento dos colaboradores. Agora, vemos surgir um RH estratégico, com atuação alinhada ao planejamento da companhia, ajudando no alcance de seus objetivos mais amplos.

Essa mudança coloca o RH estratégico em posição de prestar uma importante contribuição ao desenvolvimento do negócio. Neste post, você vai entender como isso acontece na prática.

O que é o RH estratégico

A grande diferença entre o RH operacional e o RH estratégico está na natureza de sua atuação. O primeiro ocupa-se da papelada. O segundo pensa e executa ações envolvendo os recursos humanos, sempre considerando os objetivos do negócio. Isso se reflete em uma mudança no próprio dia a dia da equipe de RH.

Um profissional de RH estratégico passa bem menos tempo em sua mesa e mais em contato direto com os colaboradores, os gestores e o seu próprio time. Ele lida menos com holerites ou contratos e carteiras de trabalho. Dedica-se ao brainstorming, elaborando projetos internos e levantando indicadores de desempenho dos processos em execução.

Isso também se reflete na maneira como a equipe de RH é vista pelo restante da comunidade interna. Ela materializa o esforço da organização em alimentar um relacionamento mais humano com todos os profissionais que a integram.

A contribuição do RH estratégico para a empresa

Você pode estar se perguntando: existe uma razão concreta para adotar um RH estratégico? Quais são os benefícios reais que essa mudança vai trazer para o meu negócio? Saiba que ele pode oferecer uma contribuição diferenciada para sua empresa.

Em primeiro lugar, o RH estratégico tem maior sucesso no processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores. Isso assegura que você trará para sua equipe candidatos talentosos que, ao mesmo tempo, são compatíveis com o DNA da organização. Assim, é possível reduzir o turnover e aumentar a probabilidade de que os profissionais construam uma carreira de longo prazo na companhia.

Em segundo lugar, o RH estratégico preocupa-se em desenvolver políticas consistentes para o plano de carreira. Com isso, os gestores e os colaboradores têm confiança no fato de que a avaliação de desempenho será justa, e que os critérios para a promoção serão adequados. É uma contribuição importante para preservar a reputação positiva da empresa e manter o moral da equipe.

Em terceiro lugar, o RH estratégico tem uma postura ativa para promover a motivação e o engajamento dos funcionários. O resultado é uma drástica redução nos desligamentos. Afinal, os problemas que geram insatisfação são identificados e mitigados antes que a relação entre a companhia e o colaborador se desgaste.

Vale a pena lembrar que, hoje, as empresas entendem que o profissional está no centro das atividades mais importantes. Isso inclui a tomada de decisões, a identificação de oportunidades de inovação e o estabelecimento de relações vantajosas no mercado. Por isso, ao atrair e manter os melhores talentos, o RH contribui também para os resultados do negócio.

Como implementar um RH estratégico

Você viu que o RH estratégico traz muitas vantagens, e provavelmente já quer adotá-lo em sua empresa. A questão, agora, é como fazer isso.

A implementação de um RH estratégico passa por alguns pontos básicos. O primeiro é contar com profissionais de Recursos Humanos que tenham um perfil estratégico. Se a equipe ainda mantém características operacionais, ela deve ser preparada e atualizada para assumir o novo papel. Algumas opções para essa transição incluem:

  • a organização de treinamentos corporativos;
  • o custeio de cursos e eventos externos sobre o tema;
  • a contratação de uma consultoria.

Mesmo que você já conte com profissionais de Recursos Humanos com perfil estratégico, é necessário fornecer capacitação e atualização. Como qualquer outra área do mundo corporativo, o RH estratégico está em constante evolução, e é preciso ficar a par das novidades.

A partir do momento em que sua equipe de RH está pronta, o segundo ponto é abrir espaço para que ela possa atuar. Isso significa que o time de RH estratégico deve:

  • aproximar-se dos gestores das várias áreas da empresa. É nesse contato que ele vai entender quais são seus objetivos e seu planejamento de curto, médio e longo prazo. Isso é fundamental para que ele se alinhe à estratégia do negócio.
  • aproximar-se dos colaboradores. É preciso entender quem são eles, quais são suas expectativas, necessidades e dificuldades. Essa compreensão é essencial para manter uma atuação relevante diante do seu principal “cliente”.

Para abrir esse espaço, é fundamental trabalhar a cultura da organização. Assim, o novo papel do setor de Recursos Humanos será percebido por todos. Lembre-se de que o sucesso das ações de um RH estratégico depende também do apoio dos gestores e colaboradores.

O terceiro ponto é investir. Muitas das ações de RH estratégico exigem, sim, um investimento da empresa. Por exemplo, para melhorar o processo de seleção e recrutamento, pode ser necessário contratar um especialista para desenvolver testes e dinâmicas. Ou, quem sabe, adotar uma solução em banco de currículos. Se há custo, o benefício também existe. E é a relação entre eles que o gestor deve ter em mente ao aprovar os investimentos.

O RH estratégico tem grande potencial para contribuir para o desenvolvimento do seu negócio. No entanto, tudo começa com uma mudança de visão dos gestores, a fim de entender a relevância do fator humano para o sucesso. Somente uma companhia que valoriza seus colaboradores pode explorar esse potencial, gerando valor para todos os envolvidos. Inclusive, é claro, para os próprios profissionais.

Ao adotar o RH estratégico em sua empresa, mais uma coisa muda: os dados passam a ser de enorme importância. Afinal, é assim em qualquer atividade estratégica, já que não é possível tomar decisões sem dados. Então, você vai precisar de soluções para facilitar a obtenção e o uso dos dados no cotidiano da equipe de RH.

Quer entender melhor esse aspecto? Então confira agora o nosso post sobre como fazer a integração de dados no setor de RH!

Powered by Rock Convert
Banner Sesi Viva MaisPowered by Rock Convert