Como prevenir a COVID-19 dentro da indústria?

4 minutos para ler

Estamos passando por um momento totalmente inédito para as atuais gerações. Vivemos uma pandemia causada por um vírus altamente contagioso, e a prevenção é uma grande preocupação para pessoas de todas as idades e classes sociais. Diante deste cenário, quando pensamos no contexto do trabalho, novas medidas vêm sendo adotadas diariamente a fim de propor ações para combater e prevenir a disseminação da COVID-19.

O isolamento social, segundo a Organização Mundial da Saúde, é uma das medidas preventivas mais eficientes. Para praticá-lo, muitas organizações optaram pelo teletrabalho, ou seja, migraram suas atividades de trabalho do ambiente compartilhado para a casa de cada empregado. Ainda que seja uma estratégia importante para conter a transmissão do coronavírus, algumas empresas não podem adotar essa prática — e as indústrias são grandes exemplos destas empresas.

Frente à necessidade de manter ou retomar as atividades presenciais, os cuidados com a saúde são fundamentais. E mesmo que cada pessoa tenha noção, individualmente, das principais práticas de prevenção — como lavar as mãos regularmente, não tocar na boca, nos olhos ou no nariz e utilizar a máscara corretamente—, é preciso que toda a equipe esteja ciente da obrigatoriedade da adoção de cada atitude e entenda verdadeiramente a importância das medidas preventivas. Aí entra a importância da capacitação.

Por que a capacitação é importante?

Mesmo que a pandemia seja temporária, não é difícil compreender a necessidade de se estabelecerem medidas específicas para lidar com a COVID-19 no contexto do trabalho. Torna-se fundamental capacitar e conscientizar as lideranças e os trabalhadores das indústrias para lidar com esta nova realidade.

Por se tratar de uma doença tão contagiosa, a importância de fornecer uma capacitação específica é ainda maior. Afinal, estamos falando da segurança e da saúde dos empregados e suas famílias! Sendo assim, um treinamento completo faz-se extremamente necessário.

Ao observar como os órgãos públicos estão lidando com a questão do Coronavírus, podemos supor os movimentos futuros. Por isso, o SESI/RS formulou um curso EAD e gratuito para a indústria.

A capacitação em combate e prevenção à Covid-19 do SESI/RS

Ciente de seu papel como agente transformador da sociedade, o SESI/RS já começou a disponibilizar seu novo curso EAD em Segurança, Saúde e Higiene no Trabalho: Capacitação em Prevenção e Combate à Covid-19. Pioneiro em oferecer um curso específico para tratar da prevenção à pandemia, o SESI oferece o recurso de forma gratuita para as indústrias.

Para garantir uma abordagem completa, a capacitação com carga horária de quatro horas, é dividida em cinco unidades de estudo:

Contextualização: a primeira unidade aborda a questão do vírus de forma abrangente, trazendo informações sobre os sintomas da doença, grupos de risco, formas de transmissão, entre outros.

Medidas de higiene e proteção contra a Covid-19 no ambiente de trabalho: a segunda unidade já traz a questão da prevenção no contexto do trabalho, abordando boas práticas e os cuidados que devem ser empregados.

Procedimentos de higiene em deslocamentos: na terceira unidade de estudo, o foco é a segurança em deslocamentos, ou seja, cuidados que devem ser tomados no percurso de casa para o trabalho e do trabalho para casa.

Medidas de higiene e proteção contra a Covid-19 em sua residência: na quarta unidade de estudo, o curso aborda as medidas que devem ser tomadas dentro de casa para garantir a prevenção, principalmente ao chegar e antes de sair.

Orientações: por fim, a quinta e última unidade traz uma sensibilização sobre a importância das medidas abordadas na capacitação. Ao final do curso, os participantes realizam atividades de aprendizagem voltadas para a fixação dos conteúdos.

 

Para mais informações sobre a capacitação, você pode entrar em contato pelo chat do site ou ligando 0800 51 8555.

Banner Sesi Viva MaisPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário

Share This