Gestão de Pessoas

Como aumentar o engajamento dos funcionários e quais ações propor?

Tempo de leitura: 3 min
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As pessoas são o maior patrimônio de um negócio. Afinal, sua força de trabalho e motivação são cruciais para a obtenção de bons resultados. Dessa forma, é fundamental que os gestores se preocupem com o engajamento dos funcionários.

Quando o colaborador se envolve de verdade com a empresa, além de estar motivado, ele enxerga um propósito maior na sua atividade — não somente o salário no final do mês. O profissional engajado leva a sério os valores e a missão da organização, e se empenha para que ela alcance o sucesso.

Mas como engajar a equipe na prática? Confira nosso post e veja algumas ações que você pode adotar para esse objetivo!

Reconheça o esforço de seus colaboradores

Para aumentar o engajamento dos funcionários, é preciso criar uma política organizacional em que o trabalho de cada um seja reconhecido. É fundamental mostrar a importância do colaborador para os bons resultados do negócio.

Assim, sempre que possível, elogie as equipes e os esforços individuais e promova reuniões que valorizem o desempenho de cada um. O profissional se sentirá motivado a produzir mais e melhor porque sabe que será reconhecido.

Estimule a comunicação

A equipe deve sentir que tem abertura para mostrar suas sugestões e queixas aos gestores — apontando, por exemplo, o que precisa ser modificado ou aprimorado.

Incentive também um convívio saudável entre eles, para que todos se conheçam melhor. Isso ajuda a evitar competições e intrigas.

Sempre que possível, dê feedbacks para que os colaboradores entendam melhor a expectativa da empresa em relação a eles e o que podem melhorar para desenvolver suas atividades com mais qualidade.

Ofereça um bom ambiente de trabalho

Você vai promover o engajamento dos funcionários ao propiciar um ambiente adequado e seguro. Mostre que a companhia preza o bem-estar de seus profissionais, com mobiliário que atende as questões ergonômicas e equipamentos de segurança. Pense também em fatores como limpeza do espaço, temperatura adequada e controle de ruídos.

Dessa forma, o colaborador sabe que tem condições de desempenhar suas atividades da melhor maneira possível e vai se esforçar objetivando os bons resultados do negócio.

Elabore planos de carreira

O funcionário se envolve com a empresa quando sabe que pode crescer profissionalmente — ao melhorar de cargo e receber um salário maior, por exemplo.

Por isso, é importante ter uma política com planos de carreira para que o colaborador se empenhe para ser promovido e busque também novas qualificações para agregar ainda mais valor ao seu trabalho.

Promova treinamentos

Para engajar as equipes, é fundamental investir na capacitação. Nesse sentido, as companhias devem promover treinamentos internos para melhorar o desempenho de cada um e também incentivar que eles busquem cursos externos de qualificação.

É necessário demonstrar ao profissional que ele tem capacidade para crescer e contribuir ainda mais para o sucesso do empreendimento.

Contar com quem “veste a camisa” é a chave para melhorar a produtividade de qualquer negócio. Para isso, o gestor deve implantar medidas que visem ao engajamento dos funcionários para que eles se sintam valorizados e tenham perspectiva de se desenvolver junto com a empresa.

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