Fatores Psicossociais

A importância da felicidade no ambiente de trabalho

Tempo de leitura: 6 min

Precisamos falar sobre a importância da felicidade no ambiente de trabalho. O tema é relevante porque todo negócio é feito por pessoas, e quanto mais satisfeitas e felizes elas estiverem em seu ambiente laboral, mais resultados elas podem alcançar para a organização.

Na contramão, quando o bem-estar dos funcionários é ignorado, prejuízos podem ser observados, como o aumento da rotatividade, a baixa qualidade dos serviços e produtos, além de outros fatores que têm impacto negativo para a sustentabilidade e crescimento do negócio.

Ao longo desta leitura, você vai saber mais sobre a importância da felicidade no ambiente de trabalho. Acompanhe!

O que é felicidade?

Felicidade é um estado durável de satisfação e plenitude que favorece a sensação de bem-estar. Vários sentimentos e emoções compõem a percepção que cada um tem sobre felicidade. Estes sentimentos geralmente são motivados por situações específicas, como ser reconhecido por uma atividade realizada ou concretizar um sonho. Apesar de ser um sentimento subjetivo, a felicidade pode ser incentivada em todos os ambientes, inclusive no trabalho!

Por que é importante investir na felicidade no ambiente de trabalho?

Com a chegada das novas gerações de trabalhadores ao mercado de trabalho, as empresas precisam se esforçar mais para atrair e manter seus talentos. Isso é importante porque estes profissionais ingressam nas companhias com novas necessidades, como ter propósito no trabalho, compartilhar dos mesmos valores, entre outros. Ou seja, eles valorizam uma boa experiência no ambiente de trabalho e precisam entender qual é a relevância das suas funções para o desenvolvimento do negócio.

Seguindo uma tendência global, as empresas já perceberam que os funcionários são os maiores ativos de um negócio. Por isso, investem em qualidade de vida e bem-estar no trabalho, preocupando-se com uma manutenção positiva do clima organizacional, entre outras ações. Tudo isso favorece os fatores psicossociais e reforça os chamados fatores de proteção psicossocial, que fortalecem a saúde mental.

Mas, antes de promover essas iniciativas, é fundamental reconhecer as principais questões que podem gerar riscos à saúde e ao bem-estar dos empregados. Contando com a ajuda de especialistas em segurança do trabalho, psicólogos e outros profissionais, é possível reconhecer tais pontos, como:

  • estresse;
  • depressão;
  • qualidade do ar e da temperatura;
  • ergonomia;
  • e outros pontos inerentes às particularidades de cada negócio.

Com esse levantamento em mãos, é possível traçar ações a fim de evitar ou minimizar esses riscos, conferindo mais qualidade de vida para os trabalhadores.

Ao reconhecer a iniciativa da empresa em prol do bem-estar dos seus empregados, os funcionários tendem a ser gratos à companhia, o que eleva os índices de satisfação, ponto fundamental para a produtividade no ambiente laboral.

Quais são os benefícios de incentivar o bem-estar no ambiente de trabalho?

Até aqui, você já deve ter percebido que a felicidade no ambiente de trabalho é fundamental para conquistar melhores resultados para o negócio. Os benefícios de ações relacionadas ao bem-estar dos funcionários são vários, como destacamos a seguir.

Melhora o engajamento dos trabalhadores

Promover a felicidade no ambiente de trabalho é importante para manter o clima organizacional positivo, favorecendo que os funcionários sintam-se parte da empresa, mais valorizados e engajados com os desafios e as metas.

Aumento da produtividade

Quando as empresas cuidam melhor dos seus empregados, há uma tendência de aumento de produtividade uma vez que os trabalhadores se sentem gratos às iniciativas de promoção do bem-estar, que geram, como consequência, a felicidade no trabalho. Desta forma, os funcionários tendem a aumentar a qualidade dos processos e serviços, contribuindo de forma positiva para o desenvolvimento da organização.

Redução da rotatividade

Um dos maiores desafios da gestão como um todo é a retenção de talentos. Quando a organização promove a felicidade no ambiente de trabalho, os empregados passam a enxergá-la como uma instituição que oferece oportunidades de crescimento na carreira.

Assim, eles passam a ser reconhecidos por seus resultados, aumentando a satisfação no trabalho — um fator primordial para que esses trabalhadores passem mais tempo na empresa.

Como promover a felicidade no ambiente de trabalho?

Usufruir de todos os benefícios da felicidade no ambiente trabalho é possível para todas as empresas e custa menos do que você imagina. Isso porque pequenas ações são capazes de transformar positivamente a relação do trabalhador com a companhia. Confira a seguir como promover esse bem-estar!

Promova melhorias no espaço

Ter atenção à ergonomia do ambiente laboral é fundamental para garantir o bem-estar dos empregados em suas atividades na empresa. Para tal, é essencial adaptar as estruturas de trabalho às necessidades dos trabalhadores, preservando a saúde deles.

Por isso, é preciso ficar atento às doenças laborais, fazer um mapeamento de risco dos setores e tomar as medidas necessárias para garantir a saúde e o bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho.

Incentive a prática de atividades físicas

Convênios com academias de ginástica e clubes são uma das maneiras de incentivar a prática de atividades físicas, mas outras estratégias como a promoção de jogos internos ou criação de um grupo de corrida ou outras modalidades de atividade física também são válidas. Além disso, é importante implantar a ginástica laboral a fim de evitar problemas de saúde promovidos por esforços repetitivos.

Reforce a importância de uma boa alimentação

Ter cuidado com a alimentação dos empregados também é importante para evitar doenças como diabetes e doenças cardiovasculares. Caso a alimentação seja fornecida pela empresa, com os benefícios do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), vale a pena contar com a ajuda de um profissional nutricionista para elaborar um cardápio equilibrado.

Além disso, reforçar os benefícios de uma alimentação saudável nos veículos de comunicação interna da empresa é de grande ajuda para estimular a prática de uma dieta equilibrada.

Estabeleça um calendário de endomarketing

Um calendário de endomarketing anual é um importante aliado para promover a integração dos times, além de ser uma ferramenta fundamental para a promoção da motivação no trabalho.

Faça pequenas comemorações tendo em vista as principais datas comemorativas do calendário anual, como Dia do Trabalhador, Dia das Mães, Dia dos Pais, aniversário da empresa e outras datas que tenham relação com o negócio.

A ideia é que essas confraternizações sejam informais e promovam momentos de descontração para aliviar os funcionários da pressão do dia a dia, dando a eles uma experiência positiva em relação à empresa.

Como vimos, a felicidade no ambiente de trabalho é fundamental para os bons resultados da empresa, e por isso merece atenção da alta gestão, com a promoção de ações que incentivem o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários.

Que tal promover ações de bem-estar no seu negócio? Conheça os serviços do SESI/RS que podem ajudar a sua empresa.