Gestão de Pessoas

5 valores do esporte que podem ajudar sua empresa

Tempo de leitura: 5 min

Manter um bom clima organizacional é uma tarefa difícil, afinal, envolve o relacionamento entre pessoas de diferentes personalidades. Por isso, muitos gestores de RH têm buscado auxílio em outras áreas para fortalecer sua estratégia. Uma das alternativas é a adaptação dos valores do esporte para a realidade empresarial, fator que deve ser avaliado desde a contratação de novos funcionários.

Por serem a base de uma empresa, os valores representam aquilo no que ela acredita e a forma como é gerenciada. Portanto, esses ideais precisam ser compartilhados com toda a equipe, estimulando todos a adotarem uma postura alinhada.

Ficou interessado em entender melhor como aplicar esse método na sua empresa? Então confira a seguir como os valores do esporte podem ajudar a sua empresa nesse processo!

A importância dos valores para uma cultura organizacional forte

A longo prazo, manter o foco nos objetivos organizacionais pode se tornar uma tarefa difícil. Afinal, a cada contratação, diferentes perfis e condutas profissionais se juntam ao negócio. Para que isso reflita positivamente na forma como a empresa orienta suas ações, é importante estabelecer padrões de comportamento desejáveis, ou seja, construir valores.

Esses princípios são os balizadores das decisões diárias, desde as mais simples até as complexas. Por exemplo, se um funcionário fica em dúvida sobre como conduzir determinada situação, ele pode se voltar para os valores organizacionais e ter mais clareza sobre qual decisão tomar.

Além disso, eles são muito úteis para motivar as equipes, propondo o conjunto de atitudes desejadas, as crenças do negócio e a forma como ele gera valor para seu público. São os valores que ditam, por exemplo, se o ambiente de trabalho deve ser mais colaborativo ou competitivo, por exemplo.

A contribuição dos valores do esporte para o ambiente de trabalho

Os esportes são vistos como uma forma de desenvolver uma boa conduta e princípios de qualidade em quem os pratica. Exatamente por isso, eles chamam a atenção de empresas que desejam fazer dos seus valores um diferencial para os negócios. 

Separamos as principais influências esportivas para o ambiente organizacional. Confira a seguir!

1. Fair-play

O fair-play é um conceito abrangente que, em geral, significa espírito esportivo. Ele é conhecido tanto por atletas quanto pelos fãs devido ao fato de direcionar pontos como:

  • ética esportiva;
  • obediência às regras;
  • respeito com o adversário e os colegas.

Portanto, essa é uma das abordagens que deve ser replicada no ambiente empresarial. A ética e o respeito são dois valores bastante reconhecidos em qualquer organização, pois, promovem confiança e boas condições de trabalho entre as equipes.

É importante que o fair-play seja um balizador de escolhas, podendo ser decisivo em algumas situações. Quando a empresa possui metas desafiadoras, por exemplo, e a pressão por resultados toma proporções maiores do que o esperado, esse valor é posto à prova. 

Nesse momento, ele pode ser crucial para que os funcionários tomem a melhor decisão. Em alguns casos, optar pelo resultado mesmo que ele prejudique o relacionamento da equipe pode ser uma péssima escolha. Entre a meta e a dupla ética/respeito à equipe, o que tem mais relevância?

2. Despertar das lideranças

Quaisquer que sejam os valores adotados pela empresa, é essencial que os líderes sejam seus principais comunicadores. No entanto, compartilhar os valores do negócio não se trata apenas de falar sobre eles. O melhor método de fortalecimento para as equipes é dar um bom exemplo.

Dessa forma, os gestores têm um papel indispensável para inspirar os colaboradores. Como não é diferente nos esportes, eles são um ótimo espelho para qualquer grupo que precise trabalhar com um objetivo em comum.

É preciso salientar ainda que, dentre os papéis a serem desempenhados pelo líder, incentivar o surgimento de novas lideranças é um deles. Mesmo que exista um supervisor responsável por determinada área, outros perfis desse tipo acabam se manifestando de maneira informal. Esse é um ótimo recurso para o negócio, se ele souber como explorar o potencial individual.

3. Respeito às normas e regras

Disciplina é algo essencial para qualquer atleta. E não se trata apenas de treinar pesado e seguir uma rotina rígida. A disciplina também diz respeito ao seguimento das regras e normas estabelecidas. O mesmo acontece dentro das empresas, onde é preciso se manter atento às normas.

Existem outros fatores que estão relacionados ao nível de respeito que um profissional tem por uma autoridade. Sendo assim, quanto mais um colaborador consegue entender a respeito dos preceitos de convivência, se sentir parte, se orgulhar e admirar os valores do negócio, maior é a propensão de ele segui-los.

4. Senso de pertencimento

Sentir-se parte de um grupo e entender a relevância do seu trabalho para o todo é outro dos ensinamentos deixados pelos valores do esporte. Para que um grupo realmente funcione trabalhando junto, é necessário que o senso de pertencimento faça parte do dia a dia e que a importância de cada função seja ressaltada.

5. Espírito de equipe

Esse talvez seja, entre os valores do esporte, o mais perceptível, pois o trabalho em equipe é algo indispensável e muito valorizado nos melhores times. Um atleta de destaque não consegue chegar ao sucesso sozinho e isso vale tanto para quem atua em esportes coletivos quanto individuais.

Por mais que o público não reconheça o trabalho por trás de um treinamento árduo e um apoio motivacional consistente, para que um atleta alcance sua melhor performance, ele depende da ajuda de vários outros profissionais. É esse espírito de equipe que deve prevalecer tanto no esporte quanto nas empresas.

Se uma grande negociação é fechada, ela se deve ao bom trabalho do negociador, mas também às equipes que proporcionam um produto ou serviço de qualidade, àqueles que se esforçam para reduzir custos, a quem elabora estratégias eficientes, aos que contratam os melhores profissionais etc.

Como você viu, os valores do esporte podem contribuir de diversas maneiras para compor equipes mais colaborativas, responsáveis e éticas. Estimular o contato com esses princípios é algo primordial para o sucesso do trabalho em equipe. 

Se você gostou de descobrir como os valores do esporte podem ajudar a empresa a ir mais longe, compartilhe este artigo nas suas redes sociais. Assim, outras pessoas também terão essa oportunidade!

Banner Sesi Viva MaisPowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert