Abril Verde Promoção da Saúde

5 principais benefícios da atividade física no trabalho

Tempo de leitura: 3 min
Powered by Rock Convert

A atividade física no trabalho é uma das formas mais eficientes de motivar os colaboradores de uma empresa. Seja para quem fica sentado o dia todo em frente ao computador, seja para quem precisa se movimentar muito, a preocupação com o bem-estar perpassa as ações diárias do funcionário.

Dentro e fora do ambiente de trabalho, a importância da atividade física está na preservação da saúde e na busca por maior qualidade de vida. As consequências são positivas e atingem colaborador e empregador, pois favorecem o clima organizacional e a produtividade como um todo.

O exercício é um meio comprovado de melhorar vários aspectos da saúde. Para ajudar você a promover o bem-estar e a motivação dos colaboradores, separamos os 5 principais benefícios da atividade física no trabalho. Continue a leitura e confira!

1. Aumenta a concentração

Quando a pessoa faz algo prazeroso, fora da rotina, há melhora no sistema imunológico. Isso aumenta a autoestima, reduz a ansiedade e eleva a qualidade do sono. Pontos essenciais para manter a concentração no dia a dia da empresa, concorda?

2. Eleva a produtividade

Colaboradores concentrados tendem a render mais em suas funções. A atividade física é um meio de manter o ritmo. Além de trabalhar a mente, também fortalece os ossos e musculaturas, diminuindo a sensação de cansaço. Momentos de ginástica na própria empresa, palestras e orientações devem fazer parte da rotina organizacional.

3. Cuida da postura e saúde

Alguns exercícios ajudam no alívio das tensões, como ginástica funcional, pilates, musculação e alongamento. Junto a isso, é importante incentivar uma alimentação equilibrada e proporcionar momentos de lazer visando a interação entre os funcionários. A vida ativa previne enfermidades e permite que a saúde fique em dia.

4. Dá mais energia

Alongar o corpo logo cedo, mesmo que por pouco tempo, é energizante. Não é à toa que quem cumpre uma rotina de exercícios físicos costuma ser bem-humorado e ter mais disposição. Quando a própria empresa oferece uma atividade antes ou durante o período de trabalho, ela se mostra preocupada com a saúde do seu colaborador.

5. Alivia a tensão

Como vimos, a atividade física é uma maneira eficaz de elevar a qualidade de vida dos colaboradores de uma empresa. No aspecto físico, dá mais força, flexibilidade e condicionamento. No âmbito mental, estimula os processos cognitivos, diminui o estresse, aumenta a concentração e melhora o humor.

A preocupação com a saúde do colaborador também é da empresa, já que, quanto mais motivado e cheio de energia estiver, mais ele busca garantir o seu desempenho máximo. Nesse sentido, o incentivo deve ser para todos, mesmo para aqueles funcionários sedentários.

Escolha um exercício leve, pois a atividade física no trabalho não pode ser incômoda ou pesada demais. Para que a inciativa tenha resultado, é necessário que as pessoas se identifiquem com a prática. Por isso, a empresa deve garantir um ambiente propício e agradável.

Quer saber como o SESI pode ajudar a sua empresa na hora de motivar seus colaboradores? Entre em contato conosco e descubra!