​5 passos para a empresa lidar melhor com a saúde mental no ambiente de trabalho

3 minutos para ler

A saúde mental é essencial para que cada indivíduo conquiste o bem-estar em sua vida pessoal e profissional. Quando as pessoas cuidam da sua saúde mental, tornam-se mais motivadas e produtivas.

Mas como lidar melhor com a saúde mental no ambiente de trabalho? O Centro de Inovação SESI em Fatores Psicossociais separou cinco passos para a sua empresa abordar o tema com seus funcionários. Confira:

  1. Promover ações e campanhas para conscientização em saúde mental, abordar a temática em palestras, SIPAT, esclarecer as dúvidas dos trabalhadores e capacitar alguns profissionais da empresa para prestar auxílio quando necessário. 
  2. Capacitar as lideranças para que consigam identificar sinais e instrumentalizá-las para que consigam manejar as situações e ter uma escuta ativa junto às suas equipes.
  3. A comunicação deve ser clara a respeito da saúde mental na empresa e a temática não deve ser tratada como um tabu. Não tem como separar a vida profissional da vida pessoal. Então, é importante que a empresa entenda que uma interfere na outra e que quanto mais o local de trabalho for um local atento a estas questões, mais poderá realizar ações preventivas, evitando que o problema se agrave e venha a ocorrer um afastamento ou até mesmo um suicídio.
  4. A prevenção do suicídio deve ser vista dentro de uma esfera de ações em saúde mental que a empresa pode implementar, começando pela definição de um protocolo mínimo para as situações que envolvem saúde mental, como por exemplo: o que fazer quando um trabalhador é diagnosticado com algum transtorno mental? O que fazer quando um trabalhador volta após um afastamento por transtorno mental?
  5. Promover um ambiente de trabalho saudável do ponto de vista psicológico, ou seja, um local de respeito às diversidades, onde é possível praticar o autocuidado e o apoio entre pares, no qual prevaleçam ações de cooperação e um clima amistoso entre as pessoas.

Aplicar ações focadas em saúde mental é positivo para todos. Para o empregado, que, além de perceber o cuidado da empresa, recebe o apoio genuíno para cuidar destas questões, e para a indústria, que cultiva um ambiente mais saudável e tem equipes mais motivadas. Siga estes passos e, se precisar, conte com as soluções do SESI para realizar a gestão dos fatores psicossociais dentro da sua indústria!

Posts relacionados

Um comentário em “​5 passos para a empresa lidar melhor com a saúde mental no ambiente de trabalho

  1. O tema já era bastante discutido no meio laboral e com a pandemia do Covid,-19, ficou bem evidenciado que uma gestão global dos riscos ao trabalhador existentes nas organizações devem ser tratados de forma sistêmica e m conjunto con os riscos que transpassam os muros das empresas.

Deixe um comentário

Share This