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Você se preocupa com fatores como a qualificação e a retenção de funcionários na sua indústria? Então precisa se concentrar em maneiras de fazer com que o treinamento e o desenvolvimento se tornem diferenciais para a companhia.

A importância disso no cenário atual se dá em função da própria dinâmica do mercado. Cada vez mais, as organizações precisam estar atualizadas em relação às novidades. Dessa forma, elas evitam que seus colaboradores tragam resultados insatisfatórios por não estarem em dia com as demandas da profissão.

Sendo assim, confira a seguir algumas dicas para aperfeiçoar o setor e valorizar o trabalho do seu time.

Faça o mapeamento da equipe

Conhecer o perfil profissional e comportamental da equipe permite que o RH tenha uma ação mais estratégica. Isso vai facilitar a adoção de ações visando o desenvolvimento de cada colaborador — os feedbacks, por exemplo.

Por isso, crie um relatório com dados qualitativos dos profissionais. Você pode realizar testes de diferentes tipos, como personalidade e levantamento de competências. A ideia é identificar pontos fortes e fracos para atuar com precisão no que for necessário.

Para planejar de maneira estratégica e desenvolver carreiras dentro de uma empresa, o primeiro passo é mapear a equipe. É preciso conhecer os comportamentos nos diferentes níveis da companhia. Assim, você consegue criar programas direcionados e explorar melhor as potencialidades.

Defina os objetivos da empresa

Determine o problema a ser solucionado com o treinamento oferecido. Ele pode ser:

  • desmotivação no trabalho;
  • acidentes de trabalho;
  • baixa produtividade em determinado departamento;
  • faltas recorrentes.

Uma maneira de chegar ao objetivo principal é fazer perguntas como as seguintes.

  • Quais são as principais competências a serem desenvolvidas?
  • Quais são os problemas que precisam ser eliminados com o treinamento?
  • Quais são os resultados esperados?

Considere ainda questões como as novas tecnologias e as mudanças nas leis que regulam o seu negócio. Fazer com que a equipe esteja em dia com esses aspectos também é muito importante. Isso garante a sequência correta das atividades, evitando problemas com os órgãos responsáveis e até atrasos.

Coloque o treinamento em ação

Com o mapeamento da equipe e a noção exata do problema que precisa ser resolvido, você já pode investir em soluções.

Basicamente, existem 4 tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas:

  • de comunicação;
  • de liderança;
  • de motivação;
  • de habilidades.

É preciso ter em mente quais são as principais necessidades da indústria, a fim de que a abordagem seja realmente eficiente.

Dentro desses 4 grandes grupos, existem inúmeras soluções. Para descobrir qual é a ideal para os seus interesses, considere o seu objetivo definido e as características da equipe. A partir disso, estruture aspectos como os formatos das atividades e a sua duração. Assim, você pode optar por cursos presenciais, aulas EAD (Ensino à Distância), palestras, workshops, entre outros.

Mensure o resultado alcançado

Não deixe de trabalhar com avaliações para conferir se a informação foi realmente absorvida pela equipe. Isso ajudará você a estimar a eficácia dos treinamentos no dia a dia de trabalho.

Trabalhe com índices capazes de mensurar os resultados de cada ação criada pela sua indústria. Esse cuidado tende a aperfeiçoar muito o treinamento e desenvolvimento da equipe.

O Retorno sobre o Investimento (ROI) de treinamento e desenvolvimento é uma importante ferramenta para essa análise. Com ele, você sabe se os resultados têm sido compatíveis com o valor investido no programa.

Outra métrica muito útil é a CPED, ou Cost Per Employed Day. Ela mede a relação entre o programa de capacitação e o seu tempo de duração. Assim, a indústria tem a dimensão dos valores que gasta por dia com o colaborador. É outro recurso importante para garantir que suas despesas não saiam de controle.

Ainda é importante avaliar o índice de satisfação dos colaboradores com o programa, fazer testes teóricos sobre o que foi ensinado e analisar as competências comportamentais adquiridas. Ações assim tendem a otimizar os processos e trazer um retorno melhor para os interesses da companhia.

Peça o feedback dos colaboradores

É preciso ouvir o colaborador para ter uma noção mais exata a respeito de como ele enxergou o treinamento. Caso exista alguma incompatibilidade entre a equipe e as atividades propostas, isso pode prejudicar a busca pelos objetivos idealizados. Sabendo qual foi o problema, é possível agir a fim de readaptar a estratégia de acordo com as características da sua equipe.

Esteja sempre reavaliando os processos. Sugestões são muito válidas, assim como toda crítica construtiva. Vale lembrar que isso incentiva a boa comunicação e ajuda a aperfeiçoar a construção de um treinamento de qualidade.

Ouvir o que o colaborador tem para dizer é outro diferencial que o RH pode trazer para a empresa. Existem casos de companhias que se perdem dentro dos processos, justamente por ignorarem esse retorno tão importante.

Faça investimento contínuo em treinamentos

Por fim, a dica é não pensar no treinamento somente como uma ação específica para determinado momento de dificuldade. Ele pode ser uma solução em casos assim, mas tende a ser mais eficiente se for pensado como um recurso que tem um alcance muito maior.

É preciso investir no treinamento e desenvolvimento como algo contínuo. Pense que sempre será necessário aperfeiçoar as ações dentro de uma companhia, mesmo que seja algo mínimo. Uma organização, composta por dezenas ou centenas de pessoas, sempre precisa estar atualizada. Dessa forma, ela é capaz de gerar resultados satisfatório e garantir qualidade de vida no trabalho.

Ao investir nos treinamentos para assegurar a qualidade dos processos, você age preventivamente. Assim, é possível transformar o desempenho dos colaboradores em um diferencial da indústria no mercado em que atua.

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sexta-feira, 1 de Fevereiro de 2019 - 11h11

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