Você está aqui

Você já sabe que o trabalhador saudável, que atua em um ambiente com condições adequadas, tem um rendimento superior àquele que não dispõe destes benefícios. O que muitas pessoas desconhecem é que os problemas odontológicos são umas das maiores causas de dor e absenteísmo no ambiente laboral.
A saúde bucal faz parte da saúde geral do indivíduo, portanto, qualquer problema de origem odontológica afetará o trabalhador, gerando influência negativa sobre a sua capacidade de trabalho.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para apresentar as práticas que ajudam a evitar problemas de saúde bucal. Confira!

Qual é a relação entre saúde bucal e produtividade?

Os problemas de origem dentária provocam dor, por isso, reduzem a capacidade de atenção do profissional. Isso faz com que ele apresente menor produtividade, além de ficar mais suscetível a acidentes.
Estudos demonstram que no período de um ano, em média, 42% dos trabalhadores apresentam algum tipo de necessidade de tratamento odontológico; destes, 23,4% acabam faltando ao trabalho para buscar tratamento.

Quais são as práticas para evitar que isso aconteça na sua empresa?

Embora a saúde bucal se relacione a bons hábitos de higiene pessoal, os cuidados com os dentes podem e devem ser incentivados dentro dos ambientes de trabalho. Vamos às práticas que você deve adotar para proteger seus funcionários de problemas dentários.

Incentive a prevenção

“É melhor prevenir do que remediar”, diz o ditado, e com a saúde bucal não é diferente. A prevenção reduz consideravelmente a incidência de problemas de origem odontológica, tem menor complexidade e custo mais baixo.
Para conscientizar os colaboradores sobre a importância de cuidar do sorriso, uma boa ideia é promover palestras com dentistas, a fim de orientar as pessoas sobre a forma correta de fazer a higiene bucal e sobre a necessidade de realizar a limpeza profissional periodicamente. Junto com a palestra, uma maneira de incentivar o cuidado com os dentes é distribuir, entre os funcionários, kits de higiene compostos por escova, creme e fio dental.

Ofereça tratamento no ambiente de trabalho

A melhor forma de reduzir o absenteísmo por causas odontológicas é investir no tratamento preventivo e curativo dentro do próprio ambiente laboral. Esta prática diminui a prevalência de doenças bucais e, consequentemente, a necessidade de afastamentos. Ainda, o atendimento curativo realizado in company reduz o tempo de ausência do profissional em seu posto de trabalho.
O SESI-RS possui soluções para cuidar da saúde bucal dos trabalhadores dentro do ambiente laboral, através das Unidades Móveis Odontológicas. Quer saber como podemos ajudar a sua empresa? Visite nosso site e descubra!Funcionários com dor de dente não vão conseguir trabalhar direito. Cuidar da saúde bucal de seus colaboradores, além de proporcionar bem-estar, protege a produtividade da sua empresa.

Se gostou deste conteúdo e está buscando maneiras de melhorar a saúde dos seus funcionários, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções em promoção da saúde!

Terça-feira, 12 de Fevereiro de 2019 - 11h11

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
1 + 13 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat