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O mundo empresarial está em constante transformação. Não só pelas mudanças no mercado, mas também pela necessidade de se adaptar a uma sociedade cada vez mais dinâmica e conectada. Esse cenário também precisa ser acompanhado pelas tendências de RH.

Como responsável pelo cuidado com a parte humana da empresa, o RH deve estar atento às demandas dos colaboradores, buscando formas de trabalhar para alinhar os interesses do negócio e de seus funcionários.

Dessa forma, diversas estratégias têm sido pensadas para modernizar os setores de Recursos Humanos das empresas, trazendo formas de atuação mais próximas da realidade atual.

Confira abaixo as principais tendências para o RH para os próximos anos e saiba um pouco sobre cada uma delas!

Desenvolvimento de lideranças

A imagem do chefe que dá ordens e controla cada detalhe do que acontece na empresa já não cabe no universo corporativo de hoje. Atualmente, entende-se que liderar uma equipe envolve muito mais empatia e incentivo do que aquela ultrapassada noção de superioridade.

A habilidade de liderar pode até ser um dom natural em alguns, mas não há nenhuma dúvida de que investir no treinamento de líderes é algo fundamental.

Um bom líder é capaz de transformar uma equipe, e é por isso que o investimento no desenvolvimento de lideranças tem sido cada vez mais uma ferramenta eficiente para o alto desempenho das empresas.

Flexibilidade de horário

Essa medida é uma das estratégias de RH que vêm sendo usadas para aumentar a satisfação do funcionário no ambiente de trabalho. Principalmente em grandes cidades, a possibilidade de começar suas tarefas uma hora mais tarde pode significar duas horas a menos no trânsito dos horários de pico.

A medida favorece pais ou mães que precisam levar e buscar os filhos da escola, quem estuda ou faz alguma outra atividade diariamente, e até mesmo quem prefere acordar mais tarde. Por oferecer qualidade de vida, a flexibilização do horário de trabalho pode trazer grandes benefícios, aumentar o índice de satisfação e impulsionar o desempenho do profissional.

Ambiente de trabalho agradável

Empresas que investem em ambientes confortáveis e estimulantes tendem a ter funcionários mais engajados. Como já deve ter dado para perceber, as tendências atuais se baseiam na busca pela satisfação do colaborador — uma estratégia que já se mostrou de grande valia em diversos setores e situações.

O investimento em um ambiente de trabalho agradável demonstra para o funcionário que a empresa está preocupada com seu bem-estar. Além disso, quando se sente acolhido, o colaborador tende a agir de forma recíproca, se esforçando para o sucesso de ambos.

Disponibilizar espaços para descanso, sala de jogos, painéis de recados, espaços para anotações de ideias, ou mesmo permitir que cada funcionário decore sua mesa da forma que mais o agrada… Não faltam possibilidades para transformar um escritório em um local aconchegante e interessante.

Home office

O debate acerca dos benefícios do home office é algo antigo em áreas como tecnologia e comunicação, mas que só agora começou a ganhar espaço em setores mais tradicionais. Muitas empresas e startups têm usado essa estratégia como uma forma de reduzir custos — principalmente aquelas que não contam com um espaço físico capaz de suportar toda a equipe.

No entanto, o trabalho remoto pode ser ainda mais vantajoso para o funcionário. Ele pode cumprir seu horário sem sair de casa — algo muito valorizado por quem mora longe da empresa ou precisa cuidar dos filhos.

As possibilidades são muitas: algumas companhias têm funcionários que trabalham completamente à distância. Em outras, os colaboradores fazem um rodízio, tendo que ir à sede uma, duas ou três vezes por semana. Nesse caso, o ideal é pensar na opção que atende às necessidades tanto do profissional quanto do negócio.

Gestão horizontal

Estruturas organizacionais com hierarquias rígidas tendem à extinção. Elas praticamente não existem mais em empresas que se preocupam em acompanhar as mudanças do mercado e da sociedade.

Cada vez mais, opta-se pela gestão colaborativa, que valoriza as ideias de todos, independentemente da posição dentro da empresa. Uma gestão horizontal não é “anárquica”, ao contrário do que possa parecer. Mas, em vez de acatar decisões impostas de cima para baixo, ela valoriza o trabalho em equipe, a cultura de feedback e o desenvolvimento colaborativo.

Para funcionar bem, esse método depende de três pilares: lideranças bem-treinadas, equipes alinhadas e confiança mútua.

Gamificação

Gamificação vem da palavra “game”, e consiste basicamente em usar estratégias, estruturas, práticas ou estímulos relacionados ao universo dos jogos, aplicando-os à realidade empresarial. A técnica pode ser usada tanto em treinamentos quanto no dia a dia do trabalho.

Jogos tendem a despertar o interesse de seus participantes, estimulam a competitividade e o uso da criatividade para desenvolver as melhores estratégias. Essas características, aliadas à busca por uma recompensa, tendem a aumentar o engajamento e o esforço aplicado às tarefas.

Automatização de processos

Diferentemente das anteriores, essa tendência visa facilitar e otimizar o trabalho do próprio setor de Recursos Humanos, que lida com uma grande quantidade de atividades operacionais. Com tantos números a serem controlados e analisados, o colaborador pode acabar se tornando apenas um recurso, sem que o lado humano receba a devida atenção.

Desde o processo de recrutamento e contratação até as análises de satisfação, passando pelo controle do ponto e as avaliações de desempenho, existem várias ferramentas tecnológicas que podem otimizar muito o tempo de um gestor de Recursos Humanos.

Por exemplo, o uso de programas automáticos de análise de currículos e competências, capazes de traçar um perfil do candidato em poucos minutos. Ou mesmo a substituição de anotações manuais por planilhas automáticas. Esses são detalhes que podem ajudar a tornar o RH menos operacional e mais voltado para as questões subjetivas — que, em meio à papelada e às estatísticas, poderiam acabar ficando de lado.

Além disso, essa estratégia também ajuda na minimização de erros, reduz gastos com materiais físicos e aumenta a segurança e a agilidade dos processos.

Assim como nos outros setores, novas tendências de RH estão sempre surgindo e não podem ser ignoradas. Afinal, os colaboradores são um dos principais pilares de qualquer empresa. De nada adianta trabalhar com equipamentos supermodernos e investir em tecnologia se os processos da companhia não seguirem no mesmo caminho.

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sexta-feira, 19 de Abril de 2019 - 10h10

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