Você está aqui

Quando falamos em redes sociais e gestão de pessoas na mesma frase, é difícil imaginar que possa existir uma relação saudável entre um ambiente digital descontraído e uma importante ferramenta do setor de RH das empresas, não é verdade?

No entanto, ao longo dos anos as redes sociais perderam o estigma de que são apenas mídias voltadas para o entretenimento. Elas têm sido cada vez mais utilizadas como recursos de comunicação no meio corporativo, inclusive na divulgação de vagas, monitoramento de equipe e retenção de talentos.

Neste conteúdo, mostraremos como as redes sociais se relacionam com a gestão de pessoas, sendo utilizadas pelo RH para promover melhorias. Acompanhe a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

Como as empresas podem utilizar as redes sociais na gestão de pessoas?

No contexto da área de recursos humanos, o uso de redes sociais tem como principal objetivo a melhoria nos processos de comunicação com os colaboradores e aqueles profissionais que podem vir a ser efetivados na empresa.

O que queremos dizer é que essas mídias têm sido utilizadas para promover vagas e desenvolver conteúdos de interesse dos candidatos, tornando o processo seletivo muito mais prático e interativo.

As gerações anteriores utilizavam boletins, memorandos e até mesmo cartas para disseminar informações pertinentes aos processos internos, procedimentos e políticas organizacionais.

À medida que a tecnologia foi evoluindo, passamos de e-mails para softwares de troca de mensagens, e hoje temos as redes sociais para dar auxílio à gestão de pessoas.

Contudo, ainda existe o desafio de garantir que as gerações atuais saibam como separar assuntos de trabalho com assuntos pessoais dentro desse ambiente digital interativo.

Como as redes sociais podem ser utilizadas no recrutamento de talentos?

Os gestores da empresa precisam entender que as redes sociais não são mais mídias voltadas apenas para o entretenimento. Hoje, são consideradas ferramentas corporativas altamente eficientes, sendo utilizadas para extrair dados comportamentais valiosos, além de serem canais de comunicação entre marcas e seus públicos.

Dado o contexto da gestão de pessoas, as redes sociais podem ser grandes aliadas na retenção de colaboradores, permitindo até mesmo que o setor de RH faça uma triagem para escolher apenas os profissionais mais capacitados.

Afinal, é possível trabalhar em uma velocidade muito maior e alcançar somente as pessoas que tenham um perfil adequado às vagas disponíveis na empresa. Sem mencionar os benefícios que essas mídias proporcionam, como o monitoramento da equipe e o fortalecimento da imagem da marca.

Qual é a melhor rede social para realizar um processo seletivo?

Para concluirmos, é importante destacar que hoje em dia existem redes sociais voltadas especificamente para a comunicação entre empresas e profissionais. Dentro de um ambiente focado em negócios, essas mídias reúnem marcas e profissionais que têm o mesmo interesse: desenvolver relações comerciais positivas.

Apesar de o LinkedIn ser conhecido como a “rede social para conseguir emprego”, escolher a mídia ideal para organizar um processo seletivo não é uma tarefa tão simples.

Para encontrar a melhor rede social para isso, é muito importante ter em mente quais são os objetivos do RH e qual é o perfil de profissional que a empresa procura. O importante é que o departamento de recursos humanos não se limite a poucas ferramentas ou estratégias e acabe perdendo o foco.

Por exemplo, o Twitter é uma ótima ferramenta para engajar os colaboradores, enquanto o YouTube é perfeito para promover treinamentos corporativos. Até mesmo o Pinterest pode ser eficiente, dependendo de qual for o nicho de atuação do negócio.

Como vimos, se a empresa tiver uma perspectiva de inovação e tecnologia, as redes sociais se relacionam de maneira muito positiva com a gestão de pessoas, agregando valor ao RH e otimizando uma série de processos cotidianos.

Ainda existe alguma questão que você não entendeu sobre como promover a relação entre a gestão de pessoas e as redes sociais em sua empresa? Quer saber mais sobre como podemos ajudar? Então entre em contato com a gente para descobrir!

sexta-feira, 30 de Novembro de 2018 - 15h15

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
1 + 1 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat