Você está aqui

Atualmente, a hipertensão arterial afeta um entre quatro brasileiros. Para combatê-la, é recomendado adotar um estilo de vida saudável. Além disso, problemas dessa natureza podem ser enfrentados com boa informação e iniciativa, e, na concepção moderna de recursos humanos, o tema diz respeito às empresas e à sua relação com sua equipe.

Com a devida orientação, as companhias podem guiar seus funcionários na busca por um estilo de vida mais saudável, que trará frutos tanto para os indivíduos como para a própria organização, por um aumento do bem-estar no trabalho e do engajamento. É disso que tratamos na sequência. Confira.

A importância da atividade física

A maioria das pessoas sabe que praticar esportes é importante. Essa atividade mantém o corpo em movimento e combate o sedentarismo. Ao dar início a uma rotina de exercícios, você consegue melhorar seu condicionamento físico, gerar bem-estar e reduzir o estresse.

Além disso, é preciso compreender a prática de atividades físicas do ponto de vista da saúde do praticante, uma vez que ela é essencial para garantir a prevenção de doenças como a hipertensão. A boa notícia é que, praticando esportes com frequência, você consegue reduzir a pressão arterial e, consequentemente, os riscos.

A atividade física diária é capaz de regular o sistema nervoso simpático, o responsável pela reação automática do organismo, ou seja, sua atuação se dá, por exemplo, quando respiramos e na nossa pressão arterial.

Consequentemente, a importância da atividade física é promover um funcionamento mais adequado dos batimentos cardíacos, melhorando o fluxo de nossas artérias e reduzindo os riscos associados à pressão.

A pressão alta ou hipertensão, como também é conhecida, surge em consequência de um excesso de força que o sangue faz nas artérias ao percorrer o corpo humano. Em casos extremos, os vasos podem ser comprometidos por essa pressão sanguínea, causando danos cardíacos e cerebrais responsáveis por problemas como os derrames.

A importância da boa alimentação

Da mesma forma, a alimentação tem importância significativa no combate à hipertensão. Associada a uma rotina de exercícios físicos, ela tende a ser um diferencial na qualidade de vida de qualquer indivíduo.

É importante destacar que a hipertensão pode ter origem também em fatores como hereditariedade e estresse. Ainda assim, com uma alimentação equilibrada, a tendência é que o ritmo dos vasos sanguíneos seja regulado e a musculatura do coração esteja de acordo com as necessidades do organismo.

Para tanto, o ideal é evitar gorduras em excesso, além do consumo de alimentos com poucos nutrientes e temperados com muito açúcar ou sal.  Escolha alimentos ricos em fibras, frutas e vegetais(especialmente se consumidos crus). As fibras auxiliam a reduzir o colesterol ruim impedindo a obstrução dos vasos sanguíneos. Outra opção para aumentar o consumo de fibras é utilizar cereais integrais, farelos de arroz e aveia.

A questão é que, tendo uma alimentação saudável e sendo mais ativa através da prática de atividade física, os riscos associados a problemas de pressão tendem a diminuir. Isso é algo que está ao alcance de qualquer um, desde que passe a investir na construção de hábitos saudáveis. É nesse ponto que as empresas podem atuar: agindo na reformulação das práticas de dia a dia de seus funcionários e, consequentemente, criando meios para que eles se protejam de riscos.

O papel das empresas

Funcionários que passam boa parte de seu tempo dentro do ambiente empresarial naturalmente podem desenvolver hábitos pouco saudáveis em virtude da rotina de trabalho. Uma pessoa que fica 8 horas por dia sentada, por exemplo, tende a ser menos ativa do que alguém que usa esse tempo para fazer outras atividades.

O  ambiente de trabalho pode ser uma oportunidade para intervenções que possam melhorar a saúde, a qualidade de vida e consequentemente a produtividade dos trabalhadores.  A boa notícia é que isso pode ser feito com informação e incentivo. Quando a companhia dá espaço para eventos como palestras e seminários, ela consegue motivar seus colaboradores a adotarem hábitos adequados de alimentação e atividade física no dia a dia.

Assim, é fundamental que as empresas não apenas incentivem, mas que, além disso, disponibilizem a prática de atividade física aos seus trabalhadores, seja dentro da empresa ou até firmando parcerias com academias e clubes.

Mais do que isso: ela pode agir de maneira direta, instruindo as pessoas em relação a práticas como alongamentos, pensando em ergonomia, oferecendo refeições balanceadas e saudáveis aos seus trabalhadores.

Como combater a hipertensão arterial

Simplificando, é preciso aliar boa alimentação à prática de exercícios físicos na rotina. O ideal é que a pessoa tenha um acompanhamento médico e seja autorizada pelo profissional a realizar as atividades.

Além disso, no ambiente de trabalho, é preciso evitar práticas que costumam gerar sedentarismo, como passar muito tempo sentado na mesma posição e não realizar exercícios de alongamento. Como alertado anteriormente, algumas medidas podem ser incentivadas pela própria empresa.

Na escolha da atividade física a ser praticada fora do expediente, uma boa dica é procurar exercícios aeróbicos, pois eles trabalham a atividade cardiovascular, fazendo com que coração e vasos funcionem melhor. Esportes como natação, caminhada e corrida, por exemplo, costumam ser os mais indicados entre os especialistas.

caminhada e a corrida, em especial, são exercícios interessantes, pois não exigem grandes investimentos. Recomenda-se apenas uma autorização médica e o uso de tênis adequados para a prática. Também nesse sentido, a própria empresa pode ser uma aliada, disponibilizando consultas com profissionais de medicina do esporte e dando orientação a respeito de tipos de pisada e o material que pode ser usado pelo praticante.

Pensar na saúde do funcionário a partir da alimentação e da atividade física é algo que certamente está ao alcance das empresas. Considere isso e crie diferenciais no mercado em que atua, até porque uma empresa que cuida de seus funcionários é vista como um ambiente positivo para se trabalhar, algo que costuma gerar atração e retenção de talentos mais produtivos.

Agora que sabe sobre como combater a hipertensão arterial, descubra também como engajar funcionários por meio dos cuidados com a saúde.

sexta-feira, 10 de Maio de 2019 - 10h10

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
1 + 9 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat