Você está aqui

Compreendendo a importância do assunto e a necessidade de compartilhamento de informações qualificadas, o Gerente de Segurança e Saúde no Trabalho do SESI/RS, Antonino Germano, elaborou uma pequena lista de esclarecimentos sobre o novo Coronavírus. Abaixo, você encontra informações sobre a natureza do vírus, transmissão, sintomas e prevenção. Faça a sua parte compartilhando estas informações!

1. O que é um coronavírus?

Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum. Alguns podem causar síndromes respiratórias graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).

https://youtu.be/2Am1AilpwkA

2. O que é um novo coronavírus?

Um novo coronavírus (nCoV) é uma nova cepa de coronavírus que nunca foi identificada anteriormente em seres humanos. O novo agente do coronavírus descoberto na China, no fim de dezembro de 2019, recebeu o nome de COVID-19.

3. Quais são os sintomas de uma pessoa infectada com um coronavírus?

Depende do tipo de vírus, os coronavírus humanos comuns causam infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração. Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. Esses vírus, algumas vezes, podem causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. Esse quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos onde podem ocorrer quadros graves com insuficiência renal, insuficiência respiratória progressiva grave e até a morte.

4. Período de incubação do vírus:

O período médio de incubação por coronavírus é de cinco (05) dias, com intervalos que chegam a 14 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

5. Os coronavírus podem ser transmitidos de pessoa para pessoa?

Sim, alguns coronavírus podem ser transmitidos de pessoa para pessoa, geralmente após contato próximo com um paciente infectado (cerca de 1m). O contato próximo com alguém com sintomas respiratórios, portanto, configura risco de exposição à infecção.

6. O que é um caso suspeito do Coronavírus (COVID-2019)?

Conforme o Ministério da Saúde, atualmente os critérios para definir um caso suspeito são os seguintes:

Caso suspeito de doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19)

Situação 1: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU

Situação 2: Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) E histórico de contato próximo com caso suspeito para o coronavírus (COVID-19) nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Provável de doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19)

Contato próximo domiciliar com caso confirmado laboratorial, que apresentar febre E/OU qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente.

Confirmado de doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19)

  1. Critério laboratorial: Resultado positivo em RT-PCR, pelo protocolo Charité.
  2. Critério clínico-epidemiológico: Contato próximo domiciliar com caso confirmado laboratorial, que apresentar febre E/OU qualquer sintoma respiratório, dentro de 14 dias após o último contato com o paciente e para o qual não foi possível a investigação laboratorial específica.

7. Existe uma vacina para um novo coronavírus?

Contra os coronavírus ainda não há uma vacina disponível. Pesquisas estão sendo realizadas.

8. Por que devo então tomar a vacina da gripe?

Vacinar-se contra a gripe sazonal ajuda a facilitar o diagnóstico e o gerenciamento dos casos suspeitos, dados os sintomas semelhantes entre Coronavírus e influenza. Além disso, funciona para evitar a coexistência dos dois vírus no mesmo organismo, para reduzir o acesso ao pronto-socorro por complicações da influenza e para facilitar o diagnóstico por parte dos profissionais de saúde.

9. Existe tratamento para um novo coronavírus?

Não há tratamento específico para a doença causada por um novo coronavírus. O tratamento deve ser baseado nos sintomas do paciente. Os cuidados de suporte podem ser muito eficazes.

10. O que posso fazer para me proteger?

As recomendações do Ministério da Saúde são as seguintes:

  • evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
  • realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir (não utilizar as mãos, sempre utilizar o braço ou antebraço);
  • evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • manter os ambientes bem ventilados;
  • evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

11. Quais são os riscos de contrair o Coronavírus no Brasil?

Hoje, a probabilidade de contrair a doença no Brasil ainda é baixa. Existem outras doenças com risco de transmissão muito maior, como a dengue e o sarampo.

12. O que fazer se ocorrerem sintomas do vírus?

No caso de sintomas relacionados a uma doença respiratória, sempre procure orientação médica.

13. Importante saber:

O Ministério da Saúde lançou o aplicativo Coronavírus — SUS para ajudar a população no trabalho de informação e prevenção em relação ao novo coronavírus.

O App está disponível para celulares com sistema Android ou IOs e traz informativos sobre os sintomas, prevenção, o que fazer em caso de suspeita e um mapa indicando as unidades de saúde próximas, entre outras informações.

Mais detalhes e informações sobre o novo coronavírus você encontra no site do Ministério da Saúde.


O Sesi/RS produziu um conjunto de materiais que ajudarão na orientação dos trabalhadores em sua empresa. 

Clique aqui para acessar os conteúdos de Coronavírus.

Clique aqui para acessar os conteúdos de Vacinação.

quarta-feira, 4 de Março de 2020 - 10h10

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
9 + 8 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat