Você está aqui

Algumas situações que acontecem no ambiente de trabalho podem influenciar na saúde do trabalhador. Dentre elas, há as que consistem na interação dos aspectos social, biológico, psicológico e familiar do indivíduo com os aspectos do ambiente laboral, e são denominadas fatores psicossociais. Sim, é mesmo complexo! Prova desta complexidade é que as estatísticas demonstram um crescente número de afastamentos causados por transtornos mentais e comportamentais no Brasil e no mundo.

Acontece que os fatores psicossociais podem ser tanto fatores de risco como fatores de proteção para a saúde. Sendo assim, quando os riscos psicossociais não são bem geridos, podem ocasionar transtornos mentais e comportamentais, como a depressão e o estresse, ou levar ao presenteísmo e afastamentos do trabalho. Neste post, vamos falar sobre a importância de ambientes de trabalho saudáveis, tanto para os profissionais como para a própria empresa, além de sugerir alternativas para evitar a ocorrência de riscos psicossociais. Acompanhe!

Fatores psicossociais em números

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que os transtornos mentais e comportamentais atingem um quarto da população em algum momento da sua vida. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) refere que o estresse ocupa a segunda posição entre os problemas de saúde relacionados ao trabalho, afetando cerca de 40 milhões de pessoas. Segundo eles, entre 50% a 60% de todos os dias de trabalho perdidos no continente estariam ligados a esta condição. A Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho (OSHA) ressalta que enfrentar os riscos psicossociais pode custar muito às organizações. No entanto, ignorá-los pode resultar em custos ainda maiores, afetando o desempenho e levando ao presenteísmo e absenteísmo.

No Brasil, a situação não é muito diferente! Mais de 18,6 milhões de pessoas possuem ansiedade e mais de 11,5 milhões têm depressão. Além disso, no período de 2012 a 2016, os transtornos mentais e comportamentais foram a terceira causa de incapacidade para o trabalho, o que corresponde a um gasto de, aproximadamente, R$ 1.267.595.000,00.

Quais são os riscos que afetam os trabalhadores?

Diante dessa realidade, o local de trabalho pode ser uma oportunidade para abordar os fatores psicossociais, com o intuito de proteger a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. Ambientes de trabalho saudáveis são mais produtivos! Sem eles, o trabalhador não pode contribuir para a sociedade e tampouco alcançar seu próprio bem-estar, impactando no seu desempenho e, consequentemente, na produtividade organizacional. Mas quais são os riscos psicossociais a que as pessoas estão expostas no ambiente profissional?

Quando é exigida do trabalhador alta produtividade, mas as condições para desempenhar as tarefas são inadequadas — estrutura precária, prazos limitados e excesso de horas extras, por exemplo —, pode haver esgotamento físico e mental do indivíduo. Além disso, atividades que demandam grande esforço de concentração, alto desempenho intelectual e controle emocional também podem apresentar maiores riscos psicossociais.

Como sanar os riscos psicossociais na sua empresa

Ao contrário das condições que comprometem a saúde física do trabalhador, que costumam ser facilmente identificadas, os riscos psicossociais podem não ser notados com tanta clareza. É necessário avaliar os índices da empresa que podem refletir a condição da saúde mental dos trabalhadores, como produtividade, absenteísmo, licenças médicas provenientes de estresse, depressão, ansiedade, entre outros, e a partir daí, estudar as soluções disponíveis para os riscos psicossociais.

Atualmente, é possível encontrar alternativas inovadoras, baseadas em sérios trabalhos de pesquisa na área de Saúde e Segurança no Trabalho. O SESI oferece a Plataforma de Inovação, uma rede nacional composta por oito Centros de Inovação que trabalham temáticas relacionadas à SST. No Rio Grande do Sul, está sediado o Centro de Inovação SESI em Fatores Psicossociais (CISFPS), que atua com pesquisa aplicada à indústria para o desenvolvimento de novas técnicas, metodologias e ferramentas voltadas ao tema.

Com uma equipe profissional multidisciplinar e parcerias estabelecidas com instituições de ensino nacionais e internacionais, o Centro visa fomentar a inovação na área de fatores psicossociais e instigar a inclusão do tema em ações e debates que ampliem o conhecimento nas diversas esferas da sociedade. Para conhecer um pouco mais do trabalho realizado, clique aqui.

Este conteúdo esclareceu suas dúvidas? Se tiver algum questionamento, deixe seu comentário no post!

sexta-feira, 8 de Fevereiro de 2019 - 11h11

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
6 + 7 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat